A América Latina Logística (ALL) foi multada em R$ 4,062 milhões pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) por contaminação de recursos hídricos subterrâneos.
O dano ao ambiente ocorreu em 25 de agosto, quando sete vagões tombaram em uma via férrea em Ijuí. O lacre de um dos vagões se rompeu, derramando no solo cerca de 60 mil litros de óleo diesel.
Segundo a bióloga do serviço de emergência ambiental da Fepam Cleonice Kazmirczak, a empresa tem prazo de 60 dias, desde ontem, quando foi emitido o laudo de infração, para apresentar um relatório sobre os danos e descobrir onde está o óleo derramado. Também foi intimada a apresentar uma proposta para reparação do local.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
A ALL divulgou nota afirmando que o valor da multa poderá ser revisto, pois está tomando as medidas necessárias para recuperar a área. A empresa contratada para monitorar o local teria comprovado que o lençol freático não foi contaminado. A ALL se comprometeu a apresentar à Fepam, em 30 dias, um plano de recuperação.
Seja o primeiro a comentar