O Mestrado em Engenharia de Transportes do Instituto Militar de Engenharia foi criado em 1977 no Rio de Janeiro. Pioneiro no ensino nesta área, ele teve o seu primeiro credenciamento em 1980 pelo Conselho Federal de Educação. Seu objetivo é desenvolver recursos humanos para docência e pesquisas de alto nível para atender às necessidades do país e, em particular, às do Exército. Poderão ser concedidas bolsas de estudos da CAPES, CNPq e FAPERJ.
No curso, estudam-se os modelos de transportes de maneira sistêmica, com tratamento multidisciplinar, visando a intermodalidade e assegurando a articulação indispensável entre o ensino e a pesquisa por meio de adequada ponderação entre disciplinas teóricas, exercícios práticos, seminários e visitas a órgãos e empresas. Estruturado nas Áreas de concentração de Planejamento e Operação dos Transportes e de Infra-estrutura de Transportes, a primeira com as Linhas de Pesquisa em Planejamento de Transportes e Operação de Transportes e a segunda, com as Linhas de Pesquisa em Transportes Terrestres e Transportes Aquaviários
O candidato ao título de Mestre em Ciências em Engenharia de Transportes, além de atender às exigências da Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação do IME, deverá, entre outros, cumprir o requisitos de, em princípio, ter o diploma de graduação plena em Engenharia, Arquitetura ou Economia; outras formações poderão ser consideradas. Em qualquer caso, a formação básica e a experiência profissional serão examinadas por uma comissão de professores quanto à correlação e ao ajustamento à estrutura do curso.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
As inscrições, para ambos os sexos, estão abertas até o final de outubro. Visite o sitio www.ime.eb.br ou telefone (21) 2546-7029.
Seja o primeiro a comentar