A América Latina Logística fará uma reorganização societária que deve resultar em ganhos significativos para a companhia. A mudança envolve duas subsidiárias da ALL , a Brasil Ferrovias, que controla a Ferronorte, e a Novoeste Brasil, controladora da Ferrovia Novoeste. Segundo comunicado divulgado na noite de ontem, as duas companhias passarão a ser subsidiárias integrais de uma sociedade de propósito específico chamada JPESPE Empreendimentos e Participações, que será adquirida pela ALL.
Num passo posterior, haverá uma cisão parcial da Brasil Ferrovias, operação que levará a Ferronorte para uma nova companhia, ainda sem nome, também subsidiária integral da JPESPE. Segundo o comunicado, a reorganização resultará no aumento de eficiência econômica, entre outros ganhos. A empresa não informa, mas provavelmente estão previstos também ganhos tributários com a utilização dos prejuízos acumulados das subsidiárias – R$ 1,2 bilhão no caso da Ferronorte.
Seja o primeiro a comentar