CFN promete concluir projeto

O presidente da Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN), Tufi Daher Filho, disse ontem que vai entregar o projeto executivo do trecho Salgueiro-Suape da Ferrovia Transnordestina no dia 28 de fevereiro de 2008. A informação foi dada numa reunião que ocorreu no ministério da Casa Civil, em Brasília, e que contou com a participação dos governadores de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), do Ceará, Cid Gomes (PSB), e do Piauí, Wellington Dias (PT). É a primeira vez que a CFN estabelece uma data de entrega para o projeto.


Geralmente, o projeto executivo é um documento importante para que a obra saia do papel. As informações do projeto executivo são usadas para fazer o pedido de licenciamento ambiental (da obra). Somente depois da licença é que as obras podem ser iniciadas. A Ferrovia Transnordestina terá 1.860 quilômetros, começando da cidade de Eliseu Martins, no Sul do Piauí, e indo até os portos de Pecém, no Ceará, e de Suape. Deste total, mais de 900 quilômetros serão de linhas novas.


Tufi Daher Filho também afirmou que o projeto executivo do trecho Missão Velha-Pecém ficará pronto no dia 31 de março de 2008. Ainda na reunião, os governadores também aprovaram a criação de um grupo de trabalho com representantes dos governos de Pernambuco, Piauí e Ceará, além do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) e da Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN), para propor soluções que agilizem o ritmo das obras da Transnordestina.


Na reunião também ficou acertado que os representantes estaduais do grupo de trabalho farão uma reunião, na próxima semana, com os diretores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para discutir o que pode ser feito para agilizar a licença ambiental dos trechos da ferrovia. Também deverá participar da discussão os representantes das agências estaduais do meio ambiente dos três Estados.


O resultado da discussão será apresentado à ministra Dilma Rousseff numa videoconferência que terá a participação dos três governadores na próxima quarta-feira. A ministra já chegou até a ameaçar a CFN com a cassação da concessão para explorar a malha ferroviária do Nordeste, caso as obras da Ferrovia Transnordestina não sejam aceleradas. Além de Dilma, participou da reunião o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento. Desde 1998, a CFN explora a antiga Malha Nordeste, que vai de Propriá, em Sergipe, até a cidade de São Luís, capital do Maranhão.


As obras da Ferrovia Transnordestina foram iniciadas em junho do ano passado, mas até agora não ultrapassaram os 10 primeiros quilômetros. O trecho que está em construção tem 110 quilômetros e vai de Salgueiro, no sertão de Pernambuco, à cidade de Missão Velha, no Sertão do Ceará. As dificuldades para acelerar as obras estão relacionadas às desapropriações e também ao licenciamento ambiental, segundo informações do governo federal.


As obras da Transnordestina custarão R$ 4,5 bilhões, dos quais mais de R$ 3 bilhões serão bancados por recursos públicos – como o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) e o extinto Fundo de Investimentos do Nordeste (Finor). A CFN vai entrar com cerca de R$ 1 bilhão, dos quais uma parte será emprestado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Somente a engenharia financeira do projeto passou mais de oito anos para ser fechada.


Estruturador – O projeto é encarado como estruturador, porque vai melhorar a infra-estrutura da região e colocar um meio de transporte mais barato do que o rodoviário. A ferrovia será usada para escoar a produção do gesso do Araripe, dos grãos produzidos no Sul do Piauí e também poderá ser usado pelos produtores de frutas irrigadas do Vale do São Francisco.


A ferrovia também poderá ser um meio de transporte mais barato para levar combustíveis, fertilizantes e outros produtos utilizados no sertão. O setor gesseiro faz estimativas de que poderá aumentar a produção, caso a ferrovia s

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Fonte: Jornal do Commercio (PE)

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