A Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) decidiu ampliar os seus investimentos recuperando locomotivas inativas. A iniciativa surgiu em função da crescente demanda pelo transporte ferroviário nas regiões onde atua. Para isso implantou o Projeto de Recuperação de Locomotivas (PRLI). Desde julho, 25 locomotivas foram recuperadas.
A execução do projeto é realizada na oficina da FCA, em Divinópolis, em Minas Gerais. A idéia é que até abril de 2008, sejam investidos R$ 30,5 milhões no projeto. Para conduzir o programa, uma equipe multifuncional reuniu profissionais das áreas de Engenharia Corporativa, Gestão Econômica, Segurança, Suprimentos, Meio Ambiente, Jurídica e especialistas da oficina de locomotivas de Divininópolis. Mais de cem pessoas de empresas contratadas também estão envolvidas no trabalho, que começou com o levantamento da frota de locomotivas da FCA.
Das 63 máquinas atualmente inativas, 25 foram escolhidas em função da relação custo/benefício de sua recuperação. Os modelos escolhidos foram: nove U-20, oito MX, seis BB-36, uma DDM e uma GT-26.
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Até o final de 2007, a equipe espera devolver ao uso 13 locomotivas. No dia 31 de agosto, a primeira dessas máquinas foi entregue para a operação ferroviária. Desde então, outras duas foram liberadas para rodar e já estão transportando cargas pelos trilhos da FCA.
As principais etapas do projeto são: lavagem, desmontagem, recuperação de componentes mecânicos e elétricos, calderaria e pintura. FCA
A Ferrovia Centro-Atlântica é uma concessionária do transporte ferroviário de cargas desde setembro de 1996, a partir do processo de desestatização da Rede Ferroviária Federal (RFFSA) e é responsável pela operação de uma malha com 7.840 km de linhas e abrange sete estados.
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