Grávidas, mulheres com crianças no colo, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção terão um vagão exclusivo nas estações Palmeiras/Barra Funda e Corinthians/Itaquera da Linha 3 – Vermelha do Metrô a partir do dia 30. Nas estações Luz, Paraíso e Sé, apenas as duas primeiras portas do primeiro vagão ficarão à disposição de quem tem problemas de locomoção. A medida atenua os problemas desta parcela de usuários na disputa por um lugar nos meios de transportes da capital, que estão à beira de um colapso ( leia mais sobre o risco de apagão dos transportes em São Paulo )
As plataformas ganharão placas e pisos especiais para que os usuários nessas condições procurem o primeiro vagão das composições. A restrição vale apenas para os horários de pico da manhã (das 7h às 9h) e da tarde (15h às 19h).
A Secretaria de Estado dos Transportes informou que a decisão foi tomada com base em uma pesquisa. No último dia 9, dirigentes da pasta andaram de ônibus, metrô e trem para conhecer as dificuldades enfrentadas pelos usuários.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
Também haverá uma operação especial de embarque nas estações Osasco, Mauá e Guaianazes, da CPTM, no pico da manhã, e nos terminais Lapa A, Barra Funda, Osasco, Luz e Brás, no final da tarde.
Seja o primeiro a comentar