Rômulo Ferreira é o novo diretor do DNIT

Por unanimidade dos senadores presentes – 16 votos -, a Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI) aprovou, nesta quarta-feira (21), parecer favorável à mensagem presidencial que indica Rômulo do Carmo Ferreira Neto para exercer o cargo de diretor de Infra-Estrutura Ferroviária do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT). A proposição será ainda submetida ao Plenário.


Em seu relatório favorável à indicação, o senador Expedito Júnior (PR-RO) destacou a experiência profissional do indicado, que é engenheiro civil e exerce o cargo de superintendente regional do DNIT em Tocantins desde 2003.


Em sua exposição diante dos senadores, Rômulo Ferreira Neto lembrou que o sistema de transporte ferroviário no país experimenta uma nova fase, que se expressa por investimentos previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da ordem de R$ 750 milhões. O indicado especificou que os 34 projetos previstos para a área serão operacionalizados por sistemas de concessão e subconcessão a empresas da iniciativa privada, uma vez que o setor ferroviário no Brasil foi privatizado nos anos 90.


De acordo com Rômulo Ferreira Neto, a diretoria de Infra-Estrutura Ferroviária concentrará seus esforços para superar gargalos do setor, com o objetivo principal de integração nacional, trabalhando para melhorar a produtividade. Lembrou que para essas metas serem alcançadas será necessário organizar a liberação das verbas, a fim de que não haja interrupção dos serviços do setor, e cuidar da fiscalização para impedir desvios.


Entre os projetos prioritários do setor, listados por Rômulo Ferreira Neto, estão a ferrovia Transnordestina, de 1.200 quilômetros de extensão, com 200 quilômetros já em operação, bem como a Ferronorte, com 500 quilômetros de trilhos já assentados.


– Há consenso de que o modal ferroviário representa a solução para diminuir custos de transporte no país e o PAC mostra que o governo federal já deu sinal verde sobre essa estratégia – garantiu.


O senador Delcídio Amaral (PT-MS) enfatizou a importância do transporte ferroviário no processo de desenvolvimento econômico do país, mas manifestou sua preocupação com a ferrovia Novo Oeste, agora sob a responsabilidade da empresa América Latina Logística, que opera nas Regiões Centro-Oeste e Sul do Brasil.


– O problema é que a ALL (América Latina Logística) só olha para a Ferronorte e para o estado de São Paulo. Isso não é bom para a região Centro-Oeste. Também a Ferrovia Norte-Sul, estratégica para o Centro-Oeste, parece estar paralisada – protestou.


Rômulo Ferreira Neto disse ainda aos senadores que a Ferrovia Norte-Sul está sob a supervisão direta do Ministério dos Transportes e da Valec, Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. que, recentemente, alocou emsistema de subconcessão, à Vale do Rio Doce, um trecho de 700 quilômetros, com investimentos de cerca de R$ 1,5 bilhão. E garantiu que a ferrovia “não está parada”.


Irregularidades


Durante a sabatina de Rômulo Ferreira Neto, o presidente da CI, senador Marconi Perillo (PSDB-GO), lembrou que o Tribunal de Contas da União (TCU) tem feito muitas denúncias de irregularidades relativas ao DNIT, apontando o órgão como “o pior caso” da Administração Pública Federal.


Disse, ainda, que a crise do transporte aéreo mostrou a necessidade de o país ter alternativas, não somente para passageiros, mas também para cargas. E quis saber do indicado para o DNIT se será a iniciativa privada que irá socorrer o setor, em projetos como os da Vale do Rio Doce, na Ferrovia Norte-Sul.


Sobre as denúncias do TCU, Rômulo Ferreira Neto admitiu a existência de irregularidades, mas atribuiu a situação à falta de estrutura do órgão, que, segundo declarou, não conta com corpo técnico suficientemente grande e diversificado para fiscalizar a execução das obras. Lembrou que houve concurso público recentemente e, por meio desse processo, foram admitidos mais 30

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: Agência Senado (DF)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*