Muito em breve o negócio de aluguel de locomotivas vai deslanchar no Brasil. A Progress Rail está formando nos EUA uma frota de 40 a 50 máquinas usadas que serão importadas, rebitoladas e reformadas no Brasil pela MGE, recentemente adquirida pela Progress Rail, divisão ferroviária da Caterpillar. As locomotivas serão oferecidas para venda e para aluguel a curto e a longo prazos, na base do Power By The Hour, ou HP/hora, onde quem aluga também se responsabiliza pela manutenção do equipamento. Nos EUA a empresa dispõe de uma frota de 250 locomotivas de segunda mão que aluga para as ferrovias americanas.
A informação é de Billy Ainsworth, presidente da Progress Rail Service Division, empresa que atua em reforma de material rodante, máquinas de via (é dona da Kershaw), estaleiros de solda de trilho e sinalização de passagens em nível. Falando à Revista Ferroviária ele disse que embora a Progress Rail não produza locomotivas novas, está desde 2006 testando motores Caterpillar até 4.400 hp para emprego em tração ferroviária. Esses motores poderão vir, no futuro, a equipar locomotivas da frota própria das ferrovias brasileiras e a abrir uma segunda frente de atuação para a Progress Rail além do aluguel.
No passado no Brasil a Caterpillar forneceu motores para locomotivas de manobra importadas com potência em torno de 1000 hp. Mas com o início da fabricação de locomotivas pela GE e pela Villares, nos anos 70, os fornecimentos foram interrompidos. Poderiam recomeçar agora com a presença da Progress Rail no Brasil, dependendo da demanda das ferrovias brasileiras, que nos últimos cinco anos compraram perto de 500 locomotivas usadas nos EUA.
Seja o primeiro a comentar