Uma comitiva do Parlamento Sueco, que trata de assuntos de transportes e comunicação, se reuniu na manhã desta segunda-feira (18/08) com o secretário de transportes, Julio Lopes, para conhecer melhor a infra-estrutura do transporte do Estado do Rio. A cada quatro anos, a comitiva realiza viagens a diversos países a fim de discutir a questão do transporte. A Suécia é uma das maiores importadoras do etanol brasileiro.
Julio Lopes apresentou os diversos projetos que a secretaria possui para o desenvolvimento do transporte do estado e conseqüentemente da economia. Segundo o secretário, o grande desafio do governo é adaptar a cidade para receber a Copa do Mundo de 2014 e, possivelmente, os Jogos Olímpicos de 2016.
– São dois grandes eventos e que demandarão uma infra-estrutura de transporte muito complexa. Precisamos realizar duas grandes obras de metrô, que são a construção da Linha 3, que ligará a estação das barcas em Niterói até São Gonçalo, e a linha 4, que irá até a Barra da Tijuca. Precisamos atender a refinaria da Petrobras, que será construída em Itaboraí e, também, a região da Barra, que cresceu enormemente nos últimos anos – afirmou Julio Lopes.
O secretário mostrou detalhes do projeto “Rio Sai na Frente – B5 na frota de ônibus do estado”, que substitui o diesel tradicional pela mistura que contém 5% de biodiesel – o chamado B5 –, e foi desenvolvido pela Secretaria de Transportes, no âmbito da Agência Metropolitana de Transportes Urbanos (AMTU), e lançado em junho de 2007.
As notícias estão em todo lugar. Reportagens e entrevistas exclusivas sobre o setor ferroviário, só na RF — desde 1940.
Por R$ 8,42/mês — parcele em 12x sem juros.
– Nós temos 3.500 ônibus da Região Metropolitana circulando com 5% de biodiesel. Nossa meta é que toda a frota do estado, de 18.300 ônibus, esteja sendo abastecida com o B5. O projeto é o maior já realizado no mundo com este tipo de combustível em transporte público de passageiros. Mas devido à alta do petróleo não foi possível levar o projeto adiante e estamos aguardando recursos para continuar a implantação do biodiesel na frota – frisou Julio Lopes.
Uma das questões da comitiva, presidida por Sven Bergström, foi sobre os portos e aeroportos do Rio de Janeiro. O presidente da delegação quis saber quais eram os projetos do governo para desenvolver essas áreas no estado. Segundo Julio Lopes, uma das prioridades do governador Sérgio Cabral é melhor o serviço oferecido nos portos e aeroportos do estado.
– O porto é a principal fonte de arrecadação de impostos do estado e nós estamos ampliando os portos do Rio. Estamos construindo uma nova plataforma para containeres. Estamos trabalhando, também, para resolver os problemas do Aeroporto Internacional Tom Jobim – comentou Julio Lopes.
O bilhete único também foi discutido na reunião e segundo o secretário, o sistema será implantado até o final da gestão do governador Sérgio Cabral. Julio Lopes disse ainda que o Rio tem um dos sistemas de validação mais avançados do mundo.
– Precisamos da participação de todos os municípios para implantar o Bilhete Único. Já temos a tecnologia de validação para o pagamento. A grande dificuldade é integrar o sistema entre as empresas – analisou o secretário de transportes.
Désirée Lijevall, que integra a comitiva desde de 2006, achou muito criativo o sistema de inversão do trânsito no horário de maior movimento na Avenida Atlântica, e quis saber mais detalhes do sistema. Désirée perguntou, também, sobre o programa “Rio-Estado da Bicicleta”.
– Funciona muito bem. Estamos implantando este sistema de mão inversa na Linha Vermelha, onde pegaremos uma faixa contrária para ser usada exclusivamente por ônibus, nos horários de maior movimento. Já com o programa “Rio-Estado da Bicicleta”, nós procuramos integrar a bicicleta aos outros modais de transportes. O Rio possui o segundo maior sistema de ciclovias da América do Sul, com 129 quilômetros e com este programa, nós pretendemos construir mais mil quilômetros – afirmou Julio Lopes.
O presidente da comitiva acredita que o Rio de Janeiro está no caminho certo para o desenvolvimento do sistema de transportes.
– Nós vemos que o governo tem muitos desafios, mas também muita ambição para concluí-los – analisou Sven Bergström.
Seja o primeiro a comentar