Ferrovia centenária de Itapeva ganha exposição

Para comemorar o centenário da estrada de ferro em Itapeva, a Secretaria Municipal da Cultura e Turismo vai inaugurar na próxima quarta-feira, dia 1º, às 15h, a exposição 100 Anos de Ferrovia em Itapeva. A mostra, que reunirá peças do Museu Histórico, ficará aberta à visitação pública até o dia 15 de abril, na Estação Cultura Prof. Newton de Moura Müzel.


A visitação será franqueada ao público em geral no horário de expediente, mas as visitas de escolares deverão ser previamente agendadas pelo telefone (15) 3522.3875.


Histórico


O trem chegou a Itapeva pela primeira vez na manhã de 1º de abril de 1909, com uma festa que contou com a presença das mais altas autoridades do País. Além do presidente da República Afonso Pena, estavam presentes o presidente do Estado, Albuquerque Lins e o Cel. Fernando Prestes, principal liderança política da região, dentre outras autoridades como ministros e secretários. Quando o trem entrou na estação, as bandas “Aurora”, de Itapetininga e “Euterpe Faxinense”, de Faxina, além da banda da Força Pública, tocaram o Hino Nacional. Uma verdadeira multidão de curiosos assistia à festa, enquanto recebiam café e chocolate e presenciavam o hasteamento da bandeira, antes do banquete, à noite.


A estação, pela fotografia da chegada do primeiro trem, era aparentemente a que depois passou a ser o armazém, que ainda hoje está lá, embora reconstruído. A estação de passageiros definitiva , projetada por Ramos de Azevedo, teria sido construída apenas em 1912. Em 1939, os nomes da cidade e da estação foram alterados para Itapeva. Sempre ficou fora do centro da cidade (em Vila Isabel), e, por isso, mais tarde, a Sorocabana quis mudar o local da estação, chegando a construir uma nova estação e armazém, mais perto do centro.


Entretanto, quando foram colocar o leito novo da estrada, a construção da linha ficou provada ser tecnicamente muito difícil e inviável. Com isto, os edifícios ficaram perdidos no meio da cidade e a eles foi dado outro destino, abrigando hoje a Estação Cultura Prof. Newton de Moura Müzel e o Núcleo de Saúde (NGA). Com isso, a estação acabou ficando no mesmo local de origem até 1978, quando o trem de passageiros de Itararé foi suprimido. A partir daí, somente trens de carga passam por ali.


Em fins de 1997 a linha de trem de passageiros chegou a ser reativada para o trajeto turístico Sorocaba-Apiaí. Em fevereiro de 2001, o trem de passageiros Sorocaba-Apiaí deixou de operar de vez. A estação está hoje abandonada, sofrendo ação de vandalismos, e seu pátio continua sendo utilizado para cruzamentos e manobras da ALL, com movimento constante.


Desde 2004, a estação está deteriorada, com o teto caindo, janelas e portas arrancadas e podres. Na administração anterior, foi solicitada a cessão de uso para a concessionária ALL, mas o contrato acabou não sendo efetivado, porque a empresa devolveu o imóvel para a União.


Há cerca de 18 meses, o prefeito Luiz Cavani iniciou um verdadeiro périplo para tentar tomar posse da edificação. A ALL alega que o imóvel foi devolvido para a Secretaria de Patrimônio da União, que por sua vez ignora o recebimento, que não chegou a ser formalizado. No dia 10 de fevereiro último, o presidente Lula assinou um decreto que transfere todo o patrimônio da extinta RFFSA para o IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico Nacional, mas a medida ainda carece de regulamentação.


“Só nos resta uma única alternativa: a ocupação do imóvel”, reconhece o prefeito de Itapeva. Com a construção do Conjunto habitacional Itapeva F nas proximidades, aquela região da cidade vai ser totalmente revitalizada e, se até lá não houver uma definição por parte do governo federal, o prefeito admite que encampará o imóvel, promovendo a sua recuperação com recursos próprios.


O ramal da fome


O sudoeste paulista ficou conhecido como o “ramal da fome” desde as décadas de 1920 e 1930. Isso aconteceu porque o trem, principal meio de transporte naquela época, saía de São Paulo e, ao chegar ao entroncamento de Itapetininga, desviava o carro-restaurante para Bauru, no noroeste paulista. Aos passageiros que seguiam em direção ao sudoeste era servido um pequeno lanche de mortadela com guaraná quente. Daí o nome de “ramal da fome”.


Mais tarde a alcunha ganhou tom pejorativo, por concentrar grande número de municípios com baixos IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano). Durante décadas, a partir da posse de Getúlio Vargas, a região – berço político de seu adversário Júlio Prestes – foi esquecida pelas autoridades estaduais, apresentando até hoje os piores indicadores sócio-econômicos do Estado.


Nos últimos anos, a agricultura vem transformando a região sudoeste paulista no maior centro de produção de grãos (soja, milho, trigo, feijão) do Estado, apresentando expressivo fortalecimento da agricultura familiar e, sobretudo, da produção orgânica.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: Folha do Sul

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*