Licença ambiental atrasa retomada de ferrovia

Viabilizar uma agenda com a presidência do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (IBAMA) e com o ministério do Meio Ambiente para garantir a liberação das licenças ambientais a fim de que as obras da Ferrovia senador Vicente Vuolo possam ser retomadas. Essa foi uma das principais deliberações tomadas ontem (16), durante a reunião do Fórum Pró-ferrovia, realizado na Federação das Indústrias de Mato Grosso (FIEMT), em Cuiabá.


A senadora Serys Slhessarenko (PT) participou do encontro e se comprometeu a se empenhar para viabilizar a agenda em Brasília, tanto junto ao IBAMA, quanto aos ministérios do Meio Ambiente e dos Transportes. “Essa situação das licenças ambientais é dramática. A ministra (da Casa Civil) Dilma Roussef bate sempre na questão das licenças. A nossa bancada (federal) unida e o governo do Estado precisam se articular para exigir de uma vez por todas a definição do traçado da ferrovia e fazer cumprir o cronograma das obras, por que Mato Grosso não pode esperar mais”, afirmou.


O projeto original da construção de uma ferrovia para escoar a produção agrícola no Estado tem mais de 30 anos. As obras começaram a cerca de 10 e estão paradas, segundo a direção da empresa privada concessionária do serviço, a América Latina Logística (ALL), por falta da licença de instalação, cuja autorização é de competência do IBAMA. A ALL tem prazo de que até 2010 a ferrovia esteja operando em Rondonópolis. Para a chegada dos trilhos até Cuiabá é ainda necessário um estudo de viabilidade. Conforme a assessoria da empresa, o prazo para apresentação desse estudo do trajeto Rondonópolis-capital é dezembro desse ano.


O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, afirmou que o governo está empenhado em garantir o andamento das obras. “Não tem uma semana que eu não tenha tratado da questão da ferrovia. O ponto de estrangulamento é o IBAMA”, disse. Conforme o governador, tanto o presidente Lula, quanto a ministra Dilma estão cientes dessa luta de Mato Grosso e estão empenhados em equacionar a questão.


“Nós assumimos o compromisso de atuar junto aos órgãos do governo federal para viabilizar a chegada da ferrovia até Cuiabá e estamos trabalhando para isso. Mato Grosso vive um momento ímpar no setor de infra-estrutura. Pela primeira vez temos um diretor-geral do DNIT (Departamento Nacional de Trânsito) de Mato Grosso, e Pagot está empenhado e determinado em fazer as coisas acontecerem. A ferrovia é uma forma mais ágil e uma alternativa importante para o escoamento da nossa produção. Ela é determinante e precisa acontecer. Precisamos trabalhar para definir todas as licenças e é isso que estamos fazendo”, completou a senadora Serys Slhessarenko.

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Fonte: Portal Circuito Mato Grosso

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