Lula anuncia R$ 2,3 bi para ligar o MS a porto

O presidente Lula anunciou nesta sexta-feira (8) em entrevista ao jornal Correio do Estado, de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, “a liberação de R$ 2,3 bilhões para a implantação de uma nova ferrovia ligando Maracaju a Cascavel, no Paraná”. O projeto de expansão referido na matéria é o da Ferroeste. O jornal informa ainda: “Segundo ele” (Lula), o projeto será concluído já em 2010”. Lula foi ao Mato Grosso do Sul participar da reativação do Trem do Pantanal.


Segundo o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, “com este valor, na verdade, construiremos um ramal ligando Cascavel (PR) a Maracaju (MS), numa extensão de 450 quilômetros, e também estenderemos a Ferroeste de Guarapuava (PR) ao porto de Paranaguá (PR), um novo ramal que terá 365 quilômetros”.


Segundo a notícia do jornal sul-mato-grossense, os projetos foram considerados pelo presidente Lula de “significativa importância” para o desenvolvimento regional e estariam incluídos no PAC – Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal. “São prioritários”, disse.


Secretário comenta


O secretário de Obras Públicas e Transportes do Mato Grosso do Sul, Edson Giroto, confirmou a publicação da notícia e disse que está confiante na liberação dos recursos. “Queremos e vamos conseguir essa obra”, afirmou. 


O secretário de Mato Grosso do Sul lembrou que o projeto começou a se tornar realidade com ofício dos governadores Roberto Requião (PR) e André Puccinelli (MS), em dezembro de 2007, que foi dirigido à ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, solicitando apoio do Governo Federal para a ampliação da Ferroeste ao Mato Grosso do Sul.


Em 25 de janeiro de 2008, a ministra Dilma, acompanhada do ministro dos Transportes, recebeu os governadores no Palácio do Planalto e passou a “se empenhar na liberação desses recursos”, ressaltou Giroto. “A ferrovia”, afirma Giroto, “vai criar um corredor exportador desde o Centro-Oeste do país e Oeste do Paraná até o Porto de Paranaguá, saindo da rota do Porto de Santos, que está no limite”.


Para Samuel Gomes, “agora, o que cabe ao Governo Federal e aos governos do Paraná e do Mato Grosso do Sul é transformar esta decisão política em ações administrativas concretas para a construção dos novos ramais da ferrovia”.

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