A ALL – América Latina Logística, maior empresa de logística com base ferroviária da América Latina, concluiu em abril as obras de infra-estrutura ferroviária que permitiram a retomada do Trem do Pantanal, com inauguração prevista para esta sexta-feira (08), em Indubrasil (MS). O investimento de R$18 milhões contemplou a troca 30 mil metros de trilhos, 120 mil dormentes e o retensionamento da linha em toda a extensão do trecho, além da reforma de locomotivas e de quatro dos vagões especiais de passageiros que serão utilizados no percurso.
Também foram aplicados aproximadamente 400 vagões de pedra britada para a fixação dos trilhos. Todas as pontes foram revisadas, com a substituição de dormentes comuns por peças maiores, com 2,80 metros de comprimento. Nos doze meses de duração da obra, trabalharam no trecho 400 pessoas, entre engenheiros, técnicos de via e equipes de apoio.
Para garantir ainda mais segurança na circulação, foram instalados detectores de descarrilamento a cada seis quilômetros de via e feita a revitalização das 35 Passagens de Nível existentes no trecho, com obras de drenagem e reforço na sinalização. Duas horas antes da partida de cada trem, está prevista a circulação de um auto de linha com equipe de manutenção para a inspeção imediata do trecho a ser percorrido.
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“Temos orgulho em possibilitar a retomada do Trem do Pantanal, um compromisso da ALL com o Governo do Estado e que serve de estímulo a diversos setores da economia e ao turismo regional”, revela o presidente da ALL Bernardo Hees.
Sobre o Trem do Pantanal
O trem do Pantanal é resultado da parceria entre o Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, que promoveu a revitalização das estações, da Serra Verde Express, que administrará a operação do trem, e da ALL, responsável pela readequação e manutenção dos mais de 220 quilômetros de trilhos por onde passará a composição. O trajeto contempla inicialmente três municípios: Campo Grande, Aquidauana e Miranda, podendo chegar a Corumbá em sua segunda etapa. A revitalização dos vagões do Trem do Pantanal foi feita na oficina de vagões da ALL, em Sorocaba (SP) e Curitiba (PR).
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