A Cidade venceu. Os modernos trens espanhois do Expresso Leste, equipados com ar-condicionado e música ambiente, começam a circular neste sábado pela Linha 11, entre as estações Estudantes e Luz, em São Paulo. O surpreendente anúncio foi feito na tarde de ontem pelo governador José Serra (PSDB) durante reunião com autoridades do Município no Palácio dos Bandeirantes, na Capital. Embora em um primeiro momento as novas composições vão conviver com as do subúrbio, o chefe do Executivo estadual aproveitou a oportunidade para descartar de vez o projeto da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) de implantar o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no trecho entre Mogi das Cruzes e Suzano.
Uma das promessas de campanha de Serra, o Expresso Leste havia saído do rol de prioridades logo depois que ele ganhou a eleição, em outubro de 2006. No lugar dos trens espanhois, a CPTM se preparava para implantar o VLT. A reação negativa da comunidade, no entanto, levou o governador a recuar e anunciar para o mês de julho uma audiência pública para discutir com o usuário qual o melhor modelo para o Município. O encontro, no entanto, não será realizado. Ontem, ele convocou as autoridades municipais e a Imprensa para comunicar que a decisão já está tomada e ela vai ao encontro do que a sociedade reivindicava.
Para justificar a mudança nos planos, Serra citou a pressão dos usuários e uma pesquisa encomendada pelo governo municipal com usuários do sistema, cujos resultados apontaram preferência pelos trens expressos e repúdio generalizado à baldeação, que no caso do Veículo Leve sobre Trilhos apenas seria transferida de Guaianazes para Suzano. “Nós fizemos um plano para levar o Expresso até Mogi, ouvimos a comunidade, a Prefeitura, houve manifestações que levamos em conta e concluímos por este projeto. Os trens expressos já vão começar”, anunciou o governador. “VLT é um assunto superado”, completou.
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Serra contou que começou a se convencer pelo Expresso em sua última vinda à Cidade, em 13 de março. “Disse, na última vez que fomos a Mogi, que estávamos abertos para consultas, a respeito de qual é a melhor maneira de se fazer. Depois das consultas feitas, concluímos que este seria efetivamente o melhor caminho. Em vez do VLT, [definimos que o melhor seria] nós desenvolvermos o projeto inteiramente baseado nos trens. Criaremos linhas expressas fora do horário de pico – no horário de pico haverá um trem expresso, de manhã, às cinco [horas] da manhã. Outros haverão na medida em que a Prefeitura faça os viadutos que são necessários para comportar essa modalidade de transporte.”
A substituição dos subúrbios pelos expressos será feita paulatinamente. O governador lembrou que, como o intervalo entre os trens do Expresso Leste cai para três minutos, é essencial que a Cidade construa viadutos ou túneis para eliminar as cancelas existentes em Jundiapeba, Cavalheiro Nami Jafet, Campos Salles, Cabo Diogo Oliver e Dr. Deodato Wertheimer. Caso contrário, o trânsito de veículos será prejudicado. “Temos de fazer as [transposições das] passagens de nível. É o único empecilho existente. Mas já haverá um salto substancial a curto prazo.” A viagem inaugural está marcada para este sábado, às 5 horas, com partida da Estação Estudantes. Diariamente, serão 14 viagens.
Para Serra, é um bom começo, já que até as composições de subúrbio estão em boas condições. “O importante é sublinhar que houve uma reforma bem feita nos trens – em matéria de conforto melhorou muito a situação – e que, no horário dos estudantes, às 10 [e quinze] da noite, haverá um expresso que facilitará a vida daqueles que vão até Mogi estudar. É uma conquista feita com um trabalho competente da Secretaria dos Transportes Metropolitanos e da CPTM. Com uma Prefeitura parceira e parlamentares cooperativos, chegamos a uma boa solução.” O governador também citou a “combativa imprensa de Mogi” em seu discurso.
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