Joinville inicia obra de contorno ferroviário

Estão só começando as obras do contorno ferroviário em Joinville. Mas o levantamento topográfico, que avalia as condições do terreno, são um passo importante para a obra. Exatamente porque são o primeiro prático, após anos de indefinição. Houve atraso. Nesta quinta-feira, pelo cronograma inicial, a obra deveria estar pronta.


Entre os obstáculos, 101 desapropriações resolvidas na justiça, questão indígena e licenças ambientais, que foram exigidas também pelo Ministério Público. É preciso paciência.


— Colocar os trilhos é a última etapa. Vai levar no mínimo um ano para chegar essa etapa. Antes, é preciso fazer corte de árvores, preparar o terreno — diz o engenheiro Antônio Grunner o engenheiro Antônio Carlos Bessa, responsável pelo Dnit em Joinville.


É simples, como erguer uma casa: antes do telhado, precisa a fundação. O resultado será sentido só a daqui, no mínimo, dois anos.


Em dez bairros onde o trânsito para em alguns trechos por causa das dezenas de vagões, a situação vai melhorar bastante. Moradores do Nova Brasília, São Marcos, Anita Garibaldi, Bucarein, Guanabara, Fátima, Jarivatuba, João Costa Paranaguamirim e Parque Guarani. Em Joinville, são 28 pontos de cruzamento entre estrada e trilho.


Os trilhos antigos não serão retirados. Podem virar patrimônio histórico.


O projeto é praticamente o mesmo apresentado há dois anos. A mudança começa ainda em Guaramirim. A ferrovia segue paralela à BR-280 até o canal do Linguado. Em boa parte do trajeto, ferrovia e asfalto seguirão lado a lado. Isso não deve mudar quando rodovia federal for finalmente duplicada — a promessa do Dnit é terminá-la em 2012.


A ligação com São Francisco do Sul ficará 8,1 km mais curta. A grande curva que passa por dentro de Joinville vira uma quase reta. Ao invés dos 26 km atuais, serão 17,9 km. Os trilhos mal cortarão a área urbana de Joinville. Passarão apenas no bairro Itinga, quase no limite com Araquari.


Especialmente no horário de rush, a mudança de traçado reduz bastante o transtorno no trânsito. Mas há outros benefícios. Que tal não ouvir mais o barulho do trem passando ao lado de casa, toda bendita madrugada? As rachaduras que a construção — nem sempre regular — possui perto da ferrovia, não vão mais aumentar.


Tem mais. Segundo a América Latina Logística (ALL), que usa o trecho, a mudança reduz o risco de acidentes como o que matou um homem em 14 de maio, no bairro Itaum. O rapaz tentou pegar carona no trem em movimento. Caiu, e foi atropelado pelo trem.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: Clic RBS

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0