O Metrô de São Paulo acaba de conquistar em Viena, na Áustria, o prêmio daOrganização Internacional de Transporte Público, UITP, para iniciativas voltadas à qualificação de estudantes. O projeto Jovem Cidadão, criado em 2004, era o representante da América Latina e derrotou concorrentes de quatro continentes. Atualmente, 420 jovens com idades entre 16 e 21 anos participam do programa, estudando o sistema do Metrô e auxiliando usuários nas estações. Essa é a segunda edição do prêmio que acontece durante o maior congresso mundial do setor de transportes.
O prêmio destaca ações desenvolvidas para o público jovem por empresas de transporte de todo o mundo. Na edição passada, o metrô de Singapura foi o ganhador. Neste ano, a Companhia paulista venceu na categoria “internalship”, com o Programa Jovem Cidadão – Meu Primeiro Trabalho, criado em parceria com a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo.
Direcionado a jovens de baixa renda, o programa oferece a primeira oportunidade de inserção no mercado de trabalho por meio de estágio remunerado, pelo período máximo de um ano. O Metrô oferece vagas para estudantes de ensino médio da rede pública estadual.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Hoje, são 470 meninos e meninas que atuam nas áreas administrativas e nas estações, orientando os usuários em busca de informações. Também é possível vê-los em ação próximos às catracas, auxiliando idosos e pessoas com problemas de mobilidade. A UITP (International Association of Public Transport) é a instituição mais representativa do setor, com 124 anos de existência promovendo o transporte público, incentivando ações de comunicação e intercâmbio de experiências.
Seja o primeiro a comentar