A Vale deverá transportar este ano 2 milhões de toneladas (M/t) de soja (em grão) e farelo de soja, com destino ao mercado internacional. O volume previsto representa um acréscimo de 300 mil toneladas (m/t) em relação ao total movimentado em 2008.
Segundo informações da Vale, empresa que além da mineração tem na logística um de seus principais negócios, até maio houve o embarque de 695.851 toneladas de soja e farelo de soja pelo píer II de Ponta da Madeira, no Porto do Itaqui.
Do total embarcado, 325.920 toneladas tiveram como destino o mercado chinês, ou seja, 47%. O volume restante foi direcionado para Portugal (216.543 toneladas – 31%), França (87.504 toneladas – 13%) e Espanha (65.884 toneladas – 9%).
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De acordo com informações da gerência comercial da Vale, quase metade (48%) do total exportado – 332.276 toneladas – de soja e farelo para o mercado internacional foi embarcada mês passado.
Até maio, a Vale transportou via Ferrovia Norte-Sul e Estrada de Ferro de Carajás (EFC), o volume de 700.204 toneladas de soja das regiões produtoras – Maranhão, Tocantins, Pará, Mato Grosso e Bahia – até o porto de Ponta da Madeira, em São Luís, onde estão localizados silos de armazenagem.
O estado do Tocantins lidera o volume de soja transportado pela EFC e Norte-Sul, com o acumulado até maio de 369.966 toneladas de soja, o que equivale a 52,8% do total. Em seguida, vem o Maranhão com 312.930 toneladas (44,7%). Pará, Mato Grosso e Bahia respondem juntos por apenas 2,5%.
Um volume bem menor, de 56.448 toneladas de soja chegou a Ponta da Madeira por via rodoviária. A atual estrutura no porto da Vale tem capacidade para descarregar 60 caminhões de soja por dia.
“Apesar das chuvas na região que impactaram na infra-estrutura de transporte rodoviário, nós conseguimos uma boa performance.
Acrescentamos mais 106 vagões para otimizar nossa logística de transporte e atender da melhor forma possível os nossos clientes”, afirma o gerente comercial da Vale, Evaldo Barbosa.
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