Projeto de monotrilho em SP está em fase final

A gestão Gilberto Kassab (DEM) deverá desistir de implantar um corredor de ônibus comum na zona sul de São Paulo para substituí-lo por um monotrilho – tipo de metrô leve e estreito, que usa pneus e um único trilho, encaixado no centro dos vagões, e trafega inclusive sobre vias elevadas. A proposta contempla uma ligação superior a 10 km entre a estrada do M’Boi Mirim e a região de Santo Amaro, passando nas imediações da av. Guarapiranga e da ponte do Socorro.


A elaboração do projeto do monotrilho está em estágio final e tem a participação de técnicos brasileiros e japoneses, segundo os quais está programado um anúncio oficial nos próximos dias. O prefeito disse que concorda com o projeto, mas que ainda está analisando o custo para bater o martelo. Kassab já anunciou a implantação de um monotrilho na extensão até Cidade Tiradentes (zona leste) do Fura-Fila -corredor de ônibus mais moderno e parcialmente suspenso.


Segundo a Folha apurou, a prefeitura estuda também a substituição do prometido corredor de ônibus da avenida Celso Garcia, na zona leste, por essa tecnologia (nesse caso, com 30 km, do Itaim Paulista ao Parque Dom Pedro, passando pelas avenidas São Miguel e Marechal Tito e por uma nova via conhecida como apoio sul).


A obra de uma pista exclusiva para os coletivos na Celso Garcia era programada desde a última gestão, mas ainda nem começou a sair do papel. “Nossa cooperação técnica está voltada para a implantação do monotrilho na zona sul.


Além de transportar mais gente, esse sistema é ambientalmente mais adequado. Já a proposta para a zona leste, por enquanto, a prefeitura está tocando sozinha, sem a nossa participação”, diz Sulimara Takahashi, coordenadora de projetos da Jica (agência de cooperação internacional do Japão). Técnicos da prefeitura e indicados pela Jica recolheram informações sobre 54 monotrilhos no mundo. Esse modo de transporte é comum para ligar aeroportos. Também existe no parque da Disney, nos EUA.


Em São Paulo, técnicos estimam que esse sistema vá custar de US$ 37 milhões a US$ 50 milhões por km -menos de metade do preço de metrô, mas podendo ser o dobro do custo de um corredor de ônibus. Eles dizem que a previsão é iniciar as obras no final deste ou no começo do próximo ano, para terminá-las até 2012, no fim do mandato de Kassab.


A proposta prevê tarifa igual à dos ônibus urbanos (R$ 2,30). Quem defende a implantação do monotrilho nas zonas sul e leste cita, entre as vantagens, a possibilidade de haver menos impacto com desapropriações e interdições do trânsito -já que ele pode ter trechos em vias elevadas. Eles relatam ainda a vantagem da construção rápida, de os veículos serem mais silenciosos e de poderem virar e subir rampas com mais flexibilidade do que os ônibus normais. Já os críticos ressaltam, por exemplo, os eventuais impactos negativos no visual urbanístico (por ter trechos em elevação), além de não ter a mesma capacidade de transporte de um sistema como o metrô.


Popularidade – Integrantes da cúpula do transporte da gestão Kassab avaliam que a ideia de um monotrilho tende a ser mais bem aceita pela população do que a dos corredores de ônibus.


O próprio prefeito esteve no Japão há dois meses para ver um monotrilho que opera desde 1964 em Tóquio, do centro ao aeroporto de Haneda -viu ainda o modelo de Osaka. Em seguida, a SPTrans (empresa municipal que cuida do transporte coletivo) enviou uma equipe para obter mais detalhes.


Além da ligação da M’Boi Mirim até Santo Amaro (onde pode haver ligação com a linha 5-lilás do metrô), os técnicos estudam um braço da zona sul à estação Vila Sônia da futura linha 4-amarela, prevista para ser concluída em 2010.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: Folha de SP

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*