A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou ontem que a violência está entre os motivos da escolha de linhas subterrâneas para passar pelas zonas urbanas com o trem de alta velocidade que ligará o Rio de Janeiro a São Paulo e Campinas. O diretor geral da entidade, Bernardo Figueiredo, disse que os problemas de segurança da Região Metropolitana do Rio não foram determinantes para a opção pelos túneis, mas influenciaram na decisão.
— Se existe um sistema que está exposto e o outro não, optaremos pelo mais seguro. Isso (a violência) também é um fator. Talvez não seja tão forte para se impedir a obra, mas é um motivo a mais para reforçar a opção de se fazer o trem subterrâneo — afirmou Bernardo.
Bernardo, no entanto, explicou que, mesmo que a linha fosse construída na superfície, ficaria totalmente confinada: — O risco da travessia é muito grande. Não pode, por exemplo, haver o risco de animais ou pessoas nos trilhos. Já houve um acidente grave na Alemanha devido ao choque entre um trem, a mais de 300km/h, e um animal.
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