A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM) dará prosseguimento a uma série de iniciativas para melhorar o embarque dos usuários em algumas estações do Metrô e da CPTM. No próximo dia 28, segunda-feira, a beneficiada será a estação Tatuapé da CPTM. Agentes de segurança e funcionários da estação orientarão os passageiros com destino a Guaianazes (Linha 11-Coral) para organizar o fluxo na plataforma no horário de pico da tarde, entre 17h e 19h. A medida faz parte do “Embarque Melhor”, operação iniciada nos últimos dias com o objetivo de melhorar o embarque e desembarque dos usuários do sistema metro-ferroviário. Essas ações são uma ampliação das atividades adotadas desde 2007 para melhoria nos horários de pico nas estações de maior movimento.
A nova estratégia começou a ser implantada no dia 14 na estação Brás da CPTM e do Metrô. Na CPTM foi ampliado o embarque preferencial (para idosos, gestantes, obesos, deficientes e pessoas com crianças de colo) e facilitado o desembarque nos três últimos carros do Expresso Leste, no pico da tarde. Na estação Brás do Metrô houve a ampliação do embarque preferencial. Ainda no dia 14 foi iniciada uma operação na Linha 2-Verde do Metrô com o objetivo de orientar os usuários que embarcam nas estações Alto do Ipiranga, Santos-Imigrantes e Chácara Klabin com destino à Linha 1-Azul a efetuar preferencialmente a transferência na estação Ana Rosa (e não na Paraíso), garantindo maior facilidade para o desembarque.
Na segunda-feira, 21/09, a estação Tucuruvi do Metrô (Linha 1-Azul) passou a contar com uma operação que garante aos usuários fazer a viagem sentados no último carro de cada trem. A plataforma é isolada na região do último vagão. Funcionários controlam uma fila para a entrada de, no máximo, 44 passageiros no último carro. Para garantir que o vagão chegue à estação terminal completamente livre, são emitidos avisos sonoros na estação Parada Inglesa, que alertam os passageiros para se dirigirem aos demais carros do trem. A operação acontece no horário de pico da manhã, das 7h às 9h.
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A mesma operação realizada pelo Metrô foi iniciada na estação Osasco da CPTM no dia 22. Porém os funcionários controlam a entrada de até 50 passageiros no último vagão a cada viagem. Marcadores no piso da plataforma orientam a ordem de chegada dos usuários para que o embarque seja feito de forma organizada. Avisos sonoros sobre a necessidade de esvaziar o último carro são emitidos aos usuários na estação Presidente Altino. A estratégia acontece todos os dias no pico da manhã, das 6h às 9h.
As ações para melhorar o embarque da CPTM e do Metrô serão atividades rotineiras e terão continuidade nas próximas semanas, período no qual elas serão avaliadas pelos técnicos das duas empresas.
Pesquisa com usuários
As ações detalhadas acima estão sendo adotadas para suprir uma reivindicação dos usuários: facilitar o momento do embarque. Pesquisas realizadas nos últimos meses no Metrô e na CPTM apontaram que o empurra-empurra no embarque é o comportamento que mais incomoda os passageiros. Além da pesquisa quantitativa foram feitas pesquisas qualitativas com 16 grupos que representam o universo dos usuários do sistema.
Estudo feito em abril no Metrô revela que 74% dos usuários consideram que o principal problema é “empurrar os outros” no embarque/desembarque; 72% acham que o problema é “passar na frente dos outros no embarque”; 59% consideram que “ultrapassar a faixa amarela” é perigoso; e 56% acreditam que “correr na plataforma para pegar o trem” é uma atitude insegura. Já na CPTM o relatório anual de atendimento ao usuário indica que 24% de todas as reclamações são referentes ao item “conforto”.
Embarque e Desembarque
A STM já implantou algumas ações no decorrer dos últimos anos para melhorar as condições de embarque e desembarque. Pesquisas com usuários mostram que essas medidas funcionam e já foram aprovadas por quem usa o sistema. São elas:
• Operação Plataforma: auxilia o embarque e diminui as interferências que causam atraso durante a partida do trem;
• Operação Embarque Preferencial: prioriza portas do primeiro carro de todos os trens para o embarque preferencial de idosos, gestantes e pessoas com deficiência;
• Avisos sonoros sobre a operação nas estações;
• Campanhas de cidadania orientando os usuários quanto à correta utilização do sistema;
• Diminuição do intervalo entre trens;
• Implantação de orientadores de fluxo em algumas estações.
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