Ainda com previsão para ser lançado em 2010, o PAC II (Programa de Aceleração do Crescimento) já é alvo de projeções. Nesta semana, o Governo do Piauí anunciou que pretende incluir no programa a segunda etapa das obras da Ferrovia Transnordestina e trechos de trilhos de Teresina a Luís Correia e de Teresina a Jacobina e Paulistana.
Para tratar deste assunto, Wellington Dias, Governador do estado, se reuniu em Brasília Wagner Garcia, Diretor da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), e Marcos Almeida, Gerente de transportes ferroviários de cargas da ANTT.
De acordo com informações do governo local, as obras em aproximadamente 20 quilômetros da Transnordestina, no Piauí, estão em andamento, no trecho que vai do município de Itaueiras a Ribeira do Piauí. O trecho seguinte a ser executado ligará Elizeu Martins a Estreito (MA).
Revitalização
A recuperação do trecho de Teresina a Luis Correia e de Teresina a Jabocina e Paulistana (interligando-se, assim, com a Transnordestina) é outra solicitação do governo para inclusão no PAC II. Segundo o governo, esta última, ainda terá feito um estudo de viabilidade.
Para Roberto John, Superintendente do Piauí em Brasília a ANTT enviará um técnico ao Piauí para apresentar esses e outros estudos de interesse do Estado, como manifestado aqui, pelo governador, em relação ao veículo leve sobre trilhos.
Seja o primeiro a comentar