Obras de metrô e BRT devem começar esse ano

A cidade do Rio começa a se mover: projetos da área de transporte que estavam engarrafados nos corredores da burocracia estão tendo a sua implantação acelerada. No domingo, o vice-governador Luiz Fernando Pezão anunciou que as obras do metrô entre a Barra e a Zona Sul serão iniciadas até dezembro. Ainda em meio às comemorações pela vitória do Rio como sede das Olimpíadas de 2016, o prefeito Eduardo Paes prometeu dar a partida, também ainda este ano, em dois corredores expressos para ônibus (Bus Rapid Transit, ou BRT): um deles ligando a Barra da Tijuca à Penha (o T-5), orçado em R$ 900 milhões, e outro unindo Santa Cruz à Barra pelo Túnel da Grota Funda, ao custo de R$ 300 milhões.


O maior desafio deverá ser o metrô Barra-Zona Sul, que prevê o prolongamento da Linha 1, da estação General Osório – com inauguração marcada para dezembro – até a Gávea, onde se encontraria com o trecho da Linha 4 entre a Gávea e o Jardim Oceânico, na Barra. A obra, com 13,5 quilômetros e seis estações (Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Leblon, Gávea, São Conrado e Jardim Oceânico), está orçada em R$ 2,8 bilhões. Para cumprir a meta, o metrô teria de acelerar o ritmo. Desde 1998, a cidade ganhou, em média, uma estação a cada quatro anos. Mas, levando-se em conta as 33 existentes, o tempo aumenta: de 1975, quando foram iniciadas as obras do metrô, até 2007, quando ele chegou ao Corte de Cantagalo, o Rio abriu uma estação a cada 11,6 meses.


– Se tiver dinheiro e pessoas competentes trabalhando, é possível terminar a obra ainda a tempo da Copa do Mundo de 2014 – afirma o engenheiro Fernando Mac Dowell, que foi presidente do metrô no início de sua implantação.


A experiência de Pequim, na China, sede das Olimpíadas de 2008, também mostra que o tempo não é obstáculo. Depois de ser escolhida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), a cidade construiu quatro novas linhas de metrô, ficando com um total de sete.


As obras do metrô Barra-Zona Sul começarão pelo Jardim Oceânico, segundo informou o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes. Ele disse que o projeto já está licitado e conta com estudo de impacto ambiental, o que pode acelerar o processo.

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Fonte: O Globo

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