A delegação brasileira que está em visita à China para conhecer as tecnologias utilizadas no Trem de Alta Velocidade (TAV) do país desde a última quarta-feira (13), participa hoje de mais uma maratona de compromissos oficiais. Nesta quinta-feira (14), a comitiva visita o Centro de Comando do Ministério de Ferrovias, a Estação Ferroviária de Beijing, o sistema de transporte metroviário e ainda faz uma viagem técnica no Trem de Alta Velocidade Beijing-Tianjin.
Durante as quase duas semanas de viagem, o grupo formado por seis deputados federais, um senador e dois representantes do governo vai conhecer de perto as tecnologias utilizadas no TAV do país. A intenção é avaliar o sistema chinês, já que o Brasil pretende abrir licitação ainda este ano para a construção de um TAV ligando Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas. Além dos debates sobre o sistema de alta velocidade, outros assuntos de interesse brasileiro também estão sendo tratados, entre eles, a construção da Ferrovia Transcontinental, que vai cruzar praticamente todo o território nacional iniciando no Norte fluminense, atravessando Minas Gerais, Goiás e passando praticamente por todo o estado de Mato Grosso. No solo mato-grossense a ferrovia entraria por Cocalinho, passando por Lucas do Rio Verde com destino ao Peru. Antes, porém, percorrendo os estados de Rondônia e Acre. A intenção com isso é melhorar a logística da malha férrea brasileira.
Os parlamentares, Marinha Raupp (PMDB-RO), Wellington Fagundes (PR/MT), Jaime Martins (PR/MG), e o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) já vinham discutindo o assunto com membros do governo chinês. Segundo Fagundes, as autoridades chinesas demonstraram interesse na construção da Transcontinental. “Acredito que pelo posicionamento das autoridades chinesas, e, também, dos representantes do governo brasileiro, a concretização desta ferrovia será em muito facilitada, visto que MT é o maior exportador de soja e outras commodities do mundo, principalmente para a China, maior interessada na ampliação dos negócios com o Brasil”, explica.
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O presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Bernardo Figueiredo, que também participou dos primeiros contatos com as autoridades chinesas, se mostrou otimista quanto ao assunto. “O projeto desta ferrovia já esta sendo executado e vejo com muito entusiasmo a concretização deste negócio entre Brasil e China ainda este ano”, afirma.
Hoje, em todo território brasileiro já existem mais de 28.831 quilômetros de extensão de malha férrea, no entanto, apenas em 10.930 quilômetros é possível trafegar. Para o presidente da Comissão de Viação e Transportes da Câmara, deputado Jaime Martins, é importante direcionar investimentos e estudar a ampliação da malha ferroviária brasileira. “As ferrovias são pontos fundamentais para viabilizar a logística de transportes do país”, explica.
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