O primeiro trem novo da Linha 12-Safira da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), produzido na Espanha pela CAF, uma das quatro maiores fabricantes de equipamentos metroferroviários do mundo, desembarca no Brasil em janeiro de 2010.
Mais uma etapa do Plano de Expansão cumprida dentro do prazo, a entrega da nova composição é a primeira do lote de 48 trens adquiridos pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) para a CPTM: 20 para a Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato), 20 para a Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana) e 8 para a Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú).
O primeiro trem deixou a fábrica da CAF situada em Beasain e seguiu até o porto de Bilbao, onde foi embarcado, no dia 28 de dezembro, em um navio rumo ao porto de Santos.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Os dois primeiros trens das Linhas 7-Rubi e 12-Safira e o primeiro trem da Linha 9-Esmeralda da CPTM serão produzidos na Espanha, ao passo que os 45 restantes na nova fábrica instalada pela CAF em Hortolândia (SP), que está gerando 900 novos empregos diretos no Brasil.
Construídos em aço inoxidável, os novos trens terão ar-condicionado, sistema de monitoramento por câmeras de segurança, detecção e extinção de incêndio, painéis eletrônicos de comunicação, itens de acessibilidade, sistema de comunicação auditiva digitalizada, registradores de eventos (caixa preta) e um moderno sistema de freios com controle de patinagem e deslizamento.
A previsão é de que a primeira composição entre em operação na Linha 12-Safira em março de 2010.
Be the first to comment