A Union Pacific Railroad testou neste fim de semana um trem ultra longo de 5.500 m tipo “double-stack” (contêineres empilhados) em um trajeto do Texas para o sul da Califórnia.
A ferrovia, aparentemente, não tem a intenção de operar estes trens em uma base regular, embora as operadoras estejam sempre procurando maneiras de alcançar maiores economias de escala.
Em 2008, por exemplo, a BNSF aumentou o tamanho de seus trens “double-stack” em corredores densos de 2.300 m para 3.000 metros. Cada trem deste transporta 325 contêineres, mais do que os 250 contêineres transportados pelos trens de 2.300 m.
O porta-voz da UP, Tom Lange, disse que o teste executado na semana passada foi concebido para recolher dados operacionais e de segurança na frenagem, aceleração, número de unidades de energia necessária e o desgaste dos trilhos e rodas.
O trem de 5.500 m transportou 600 contêineres. Nove locomotivas foram distribuidas por toda a composição. A ferrovia suporta trens regulares com 3.600 m pés nos corredores de tráfego intenso, como entre Los Angeles-Long Beach e Chicago.
As rotas Los Angeles-Long Beach para Chicago e Dallas são de alta densidade, e podem preencher longas composições em uma base regular, mas existem muitas rotas portuárias terrestres que não geram tráfego suficiente para o serviço regular de trens longos. Trens muito longos, por outro lado, demoram mais a abrir as cancelas nas passagens em nível. Isto não só cria má vontade das comunidades locais, como pode ser ilegal. A Califórnia, por exemplo, restringe os atrasos na travessia a 10 minutos no máximo.
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