KTX-II entra em operação na Coréia do Sul

Após o sucesso nos testes de seu primeiro KTX-II (o TAV coreano), a Korail anunciou em 10 de fevereiro que os trens vão entrar em operação comercial dia 2 de março. Os tickets para os novos serviços devem estar à venda a partir 23 de fevereiro.


O operador estatal planeja introduzir o KTX-II na linha de alta velocidade entre Seoul e Daegu, operando através de serviços de Seul até Busan ao lado dos KTX-I, que são uma variação do TGV francês. Os trens também irão operar na linha Honam de Daejon a Gwangju, onde a segunda rota de alta velocidade do país está sendo construída para servir Gwangju e Mokpo. Os novos trens serão posteriormente introduzidos para os serviços de Jeolla entre Iksan e Yeosu, onde a Korea Expo 2012 será realizada.


“Este é o primeiro trem desenvolvimento pelos coreanos, para os coreanos. Espero que seus viajantes apreciem a nova experiência e conveniência”, disse o presidente da Korail, Huh Joon-Young. O KTX-II foi desenvolvido através de um projeto de cooperação avaliado em aproximados US$ 195 bilhões, envolvendo órgãos governamentais, institutos de pesquisa acadêmica e a indústria local, que começou em 1996. Segundo o chefe de Investigação da Hyundai Rotem, Lee Joung-yul, “cerca de 87% do KTX-II é produzido a partir de tecnologias locais”.


O primeiro de uma construção inicial de 10 trens foi lançado no final de 2008, e mais nove trens deverão ser entregues ainda este ano. Embora o KTX-II é projetado para 350 km/h em operação comercial, os trens serão inicialmente limitados a 300 km/h.


Segundo a Korail, o KTX-II incorpora muitos elementos coreanos de design interior, incluindo assentos rotativos que podem ser organizados para atender a direção da viagem. As instalações para os passageiros incluem acesso Wi-Fi à Internet, bem como as transmissões digitais multimídia, lanchonetes e compartimentos de negócios com pequenas mesas.


Bem como desenvolver um trem de 400 km/h para operação na Coréia do Sul, os fornecedores pretendem agora oferecer uma versão de exportação do KTX-II, para os países que desenvolvem ou planejam futuras linhas de alta velocidade, incluindo o Brasil, Turquia e Estados Unidos.

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Fonte: Railway Gazette

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