O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), lança no próximo dia 15 de março, em Lucas do Rio Verde (a 350 km de Cuiabá) o projeto de construção de uma nova linha ferroviária, denominada Ferrovia Centro Oeste, com o objetivo de integrar os Estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso e chegando ao município de Vilhena, em Rondônia. O evento foi acertado durante reunião entre o prefeito de Lucas do Rio Verde, Marino Franz e o diretor geral do DNIT, Luis Antônio Pagot, em Brasília.
A construção de 1.602 quilômetros de ferrovia entre Uruaçu/GO e Vilhena/RO é uma das metas do Governo Federal, para os próximos quatro anos. O projeto é elaborado com recursos do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, pela VALEC – Engenharia, Construções e Ferrovias, empresa pública, vinculada ao Ministério dos Transportes.
O trecho terá entroncamento com Ferrovia Norte-Sul na cidade de Uruaçu/GO, cruzará o estado de Mato Grosso no sentido leste/oeste e chegará até Vilhena/RO. A Ferrovia de Integração Centro-Oeste é a primeira parte de um projeto gigantesco, a Ferrovia Transcontinental (EF-354). No Plano Nacional de Viação a EF-354 é planejada com 4.400 quilômetros de extensão. Ela segue de Uruaçu/GO para o leste, passando pelo Distrito Federal, Minas Gerais até o litoral fluminense. Para o oeste o plano indica um caminho de Vilhena/RO rumo ao Acre até a divisa fronteira com o Peru.
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O sistema de integração nacional tem, por tanto, o eixo mais importante, na região que mais cresce no país, registrando índices acima de 10% ao ano. A produção agrícola em franca ascendência e investimentos na industrialização, promovendo a verticalização da produção, fazem o Governo Federal replanejar os investimentos que possam fomentar ainda mais o desenvolvimento regional. Para o prefeito Marino Franz “a nova estrada de ferro é a redenção econômica do Centro Oeste brasileiro, permitindo a evolução mais acelerada da economia” e, por conseqüência, terá um longo alcance social.
Entre Uruaçu/GO e Lucas do Rio Verde/MT a ferrovia terá a extensão de 1.004 quilômetros. Até o ano de sua conclusão (2014) a previsão é de investir R$ 4,1 bilhões. Já para o trecho entre Lucas do Rio Verde/MT e Vilhena/RO (com 598 quilômetros), deve ser investido o total de R$ 2,3 bilhões.
Os municípios do leste e oeste mato-grossense, como Campo Novo dos Parecis e Água Boa, serão beneficiados pela linha férrea possibilitando a atração de novos empreendimentos. Em Lucas do Rio Verde, e Sapezal, onde serão construídos terminais de carga, vão convergir a comercialização e o transporte de cargas. Ao interligar com Ferrovia Norte Sul, vai constituir uma alternativa mais econômica para os fluxos de longa distância hoje existentes. As distâncias serão encurtadas, reduzindo em cerca de 30% o custo do frete e ampliará o acesso aos portos de exportação, entre eles o de Itaquí e Porto Franco no Maranhão, possibilitando uma logística exportadora competitiva.
Os estudos preliminares, o EIA/RIMA e o projeto básico da Ferrovia de Integração Centro-Oeste foram iniciados no ano passado, dentre as ações definidas pelo Ministério dos Transportes. Sua execução ficará sob a responsabilidade da VALEC, como uma das obras do novo Plano de Aceleração do Crescimento, programado pelo Governo Federal. Segundo o presidente da Empresa, José Francisco das Neves, as obras devem começar no próximo ano.
Por se conectar com a Norte-Sul, a ferrovia de Integração Centro-Oeste dará novo impulso para o desenvolvimento dos estados de Mato Grosso, Rondônia e o sul dos estados do Pará e Amazonas, principalmente com a produção de grãos, açúcar, álcool e carne. “Com a redução dos custos no transporte de cargas, com acesso mais rápido a vários portos, a região deve atrair grandes projetos e investimentos da iniciativa privada e, por conseguinte, gerar empregos, renda e melhoria da qualidade de vida para os habitantes”, comenta Luiz Antônio Pagot, Diretor Geral do DNIT, entusiasta da expansão da malha ferroviária brasileira.
Durante o evento em Lucas do Rio Verde será feita a apresentação do projeto da Ferrovia de Integração Centro-Oeste por técnicos da Valec e do DNIT a prefeitos de municípios de Mato Grosso e investidores. Além de mostrar detalhes do projeto, será discutida com os municípios envolvidos, a inserção deles no traçado, a participação no desenvolvimento regional com base nas perspectivas futuras.
Também está prevista a participação do Secretário Executivo do Ministério dos Transportes, Paulo Sérgio Passos; do Ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes; do presidente da VALEC, José Francisco das Neves; dos diretores do DNIT, Luiz Antonio Pagot e da ANTT, Bernardo Figueiredo; dos governadores de Mato Grosso, Blairo Maggi, de Goiás, Alcides Rodrigues, além de lideres políticos.
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