O quinto trem da Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo chegou ao Porto de Santos nesta quarta-feira (3). O desembarque dos seis carros está sendo feito no armazém 27 do complexo. Quatro já foram descarregados e estão em carretas para serem levados ao Terminal da Deicmar. Já os dois últimos estão na dependência da liberação de uma carga que está tampando o porão. Há a possibilidade do desembarque ser feito apenas nesta quinta-feira.
A locomotiva partiu do Porto de Masan, na Coreia do Sul, no último dia 27 de dezembro, a bordo do navio Scan Atlantic.
Na tarde desta terça-feira, outros dois trens também foram desembarcados no cais santista. A princípio, eles chegariam apenas em meados deste mês, conforme havia previsto a Via Quatro, concessionária que administra a Linha. As locomotivas, também compostas por seis vagões, vieram no navio S. Fighter e foram descarregadas no Terminal 4 da Deicmar.
Ainda não há estimativa de quando os trens serão levados para a Capital. Em São Paulo, eles ficam no Pátio da Vila Sônia, onde são feitos os testes, lavagem e adesivagem dos carros.
As notícias estão em todo lugar. Reportagens e entrevistas exclusivas sobre o setor ferroviário, só na RF — desde 1940.
Por R$ 8,42/mês — parcele em 12x sem juros.
Os dois primeiros trens da nova Linha chegaram no início de janeiro. O primeiro saiu do Porto de Masan, no último dia 28 de outubro e desembarcou na Deicmar no primeiro dia do ano. Os vagões vieram a bordo do Thor Spirit. Já o segundo, que saiu em 5 de dezembro da Coreia, foi movimentado pelo S. Partner e esteve no Porto em meados de janeiro.
Os trens da Linha 4 foram construídos na Coreia por um consórcio formado pelas empresas Siemens e Hyunday Rotem. Ao todo, a primeira fase do projeto terá 14 trens (84 carros). Todos virão pelo Porto de Santos e estarão no Brasil até o final do primeiro semestre. Com a expansão da linha, São Paulo terá mais 74 quilômetros de metrô.
Com 12,8 quilômetros de extensão, a Linha 4 ligará a Estação da Luz (Centro) à Vila Sônia (Zona Sul).
Seja o primeiro a comentar