As obras do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) de Brasília serão retomadas nesta terça-feira, 2. A decisão foi tomada após o presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, desembargador Nívio Gonçalves, derrubar a liminar que suspendia as atividades de implementação do empreendimento.
Segundo a defesa do governo local, a liminar concedida no dia 27 de janeiro pela 1ª Vara de Fazenda Pública do DF, a pedido do Ministério Público, “sustentava grave lesão à ordem pública, já que as obras suspensas visam à melhoria da segurança e do transporte oferecidos à população”.
VLT
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Com o projeto, a capital federal deverá ser a primeira cidade latina a oferecer uma tecnologia de metrô leve, com a primeira linha ligando o aeroporto internacional à zona sul, norte e central, passando pela região hoteleira.
Para o governo, o veículo viabiliza um novo remanejamento da malha viária na região central de Brasília, possibilitando o desafogamento do fluxo de automóveis que transitam diariamente na região. Além disso, o projeto visa colaborar para a diminuição de gases poluentes na atmosfera, fazendo com que mais pessoas utilizem o transporte público.
Seja o primeiro a comentar