A Alstom apresentou à cidade de Nantes, na França, o primeiro trem da nova plataforma Citadis Dualis. Serão 15 VLT novos que circularão na linha Nantes-Clisson. Em 2007, a operadora estatal SNCF pediu 200 trens Citadis Dualis à Alstom, sendo que sete deles iriam para a região de Loire, e outros 24 para a região de Rhône-Alpes. Posteriormente, Loire requisitou mais oito unidades à multinacional francesa.
Os veículos foram fabricados na planta de Valenciennes, na França, e o primeiro deles está sendo submetido às provas dinâmicas oire antes de entrar em fase de testes na Alemanha. Pretende-se entrar em operação comercial a partir de Agosto deste ano.
Características
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O Citadis Dualis, concebido na plataforma Citadis, mantém suas características fundamentais, em termos de modularidade e acessibilidade, com piso integralmente baixo, com a capacidade de circular tanto nas vias clássicas ferroviárias como nas de VLT.
Existem equipes que permitem o abastecimento elétrico de 750 a 1500 volts, e até mesmo 25 mil volts (as diferentes tensões da rede ferroviária francesa), sistemas de sinalização KVB e ERTMS e rodas adaptadas para o sistema de VLT e sistema ferroviário tradicional.
Os trens podem ter 42 51,5 metros de comprimento, com 2,4 e 2,65 de largura, a uma altura máxima de 3.485 milímetros. A bitola é standard (1.435 mm), e a pista de acesso mede 37 cm de altura sobre as rodas. O raio de curva mínimo é de 25 metros.
Distribuição
A plataforma Citadis Dualis pode ser distribuída em modo periurbano ou urbano conforme o número de portas, sendo mais quando está na cidade e, quanto ao número de assentos, serão mais para o trafego fora das regiões urbanas.
Os VLT Citadis Dualis podem alcançar até 100 kmh, com aceleração de zero a 40 kmh. Podem operar em composições triplas ou múltiplas. Os trens contam com truques giratórios que melhoram sua estabilidade, gerando uma maior força de frenagem nos mesmos – cinco, no caso de um trem com quatro carros -, graças aos elementos de frenagem e a capacidade de dissipação de energia.
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