O primeiro trem driverless fabricado pela italiana AnsaldoBreda para a Linha C do Metrô de Roma chegou sexta-feira (5) ao pátio de Velim, República Tcheca, para iniciar os testes antes de entrar em operação comercial em 2011.
A AnsaldoBreda está fornecendo atualmente 30 trens de seis carros para o consórcio Metro C, o qual possui o contrato de construir e operar a nova linha driverless, avaliado em US$ 4,07 bilhões.
O consórcio Metro C é composto pelas empresas Astaldi, Vianini Lavori, Ansaldo Transporti Sistemi Ferroviari, Co-operativa Muratori e Braccianti di Carpi e Consorzio Cooperative Costruzioni. A empresa ATSF será responsável em fornecer o sistema driverless.
A construção está bem avançada na Linha C, que incorpora parte do trem interurbano que liga Roma a Pantano. O trajeto possui 25.5 km de extensão, sendo 17.6 km destes abaixo da terra, além de 30 estações. O trecho mais a leste entre Pantano e Parco di Centocelli deverá ser inaugurado durante o ano de 2011, seguido da estação central até a interseção que ocorrerá na Linha A em San Giovanni, em 2013. O trecho mais ao norte até Clodio Mazzini deverá estar pronto em 2015.
A pretensão é transportar, na Linha C, 24 mil passageiros/hora em cada sentido nos horários de pico, com os trens operando em intervalo de três minutos. Cada trem, com 107 metros de comprimento, tem capacidade máxima para 1200 passageiros, e vão operar em velocidade máxima de 90 kmh. A velocidade em operação comercial será de 35 kmh, disse o Metro C.
A mesma AnsaldoBreda venceu a licitação para 20 trens de três carros, no ano passado, para o metrô de Fortaleza (Metrofor), em um contrato avaliado em US$ 134 milhões.
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