A indústria brasileira de equipamentos ferroviários estima venda de 2.000 a 2.500 vagões em 2010, pelo menos o dobro do registrado no ano passado, de acordo com a associação que reúne empresas do setor, a Abifer (Associação Brasileira da Indústria Ferroviária).
Em 2009, os clientes da indústria nacional de materiais ferroviários –pressionados pela crise financeira internacional– reduziram encomendas. Diante desse quadro, as vendas do setor somaram R$ 2,1 bilhões, informou à Reuters nesta segunda-feira o presidente da Abifer, Vicente Abate.
O total de vagões comercializados em 2009 foi de 1.022 unidades. O faturamento da indústria leva em conta, além dos vagões, locomotivas, carros e outros equipamentos ferroviários. A cifra não inclui o dispêndio com trilhos, que são importados.
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Apesar do crescimento anual na quantidade de vagões, o setor ainda vai ficar longe de alcançar o recorde histórico, de 7.249 vagões de 2005, e ainda abaixo das 5.118 unidades vendidas em 2008, conforme a associação.
Segundo o presidente da Abifer, os vagões deste ano vão atender mais à demanda crescente dos setores de mineração, grãos, açúcar e fertilizantes.
Em 2010, a crise se foi. Estamos falando em mais R$ 300 milhões a R$ 400 milhões a mais no faturamento do setor este ano, disse.
A expectativa da entidade para carros (que transportam passageiros) é de vendas de 500 a 550 unidades, depois de 438 unidades comercializadas em 2009. Em locomotivas, a previsão da Abifer para vendas em 2010 é de 60 a 70 máquinas, ante 20 unidades no último ano.
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