Hoje, 30 de abril, é celebrado no Brasil o “Dia do Ferroviário”. A data é uma homenagem a todos os trabalhadores das ferrovias brasileiras e foi instituida em 1854, após a inauguração da Estrada de Ferro Petrópolis, mais conhecida como Estrada de Ferro Mauá, construída com o apoio do Barão de Mauá. Para percorrer a Estrada de Ferro de Petrópolis 14 km, ligando a Baía de Guanabara (RJ) a Serra da Estrela, em Petrópolis (RJ), o Brasil comprou uma locomotiva a vapor da Inglaterra, fabricada pela William Fairbairn & Sons em 1852, batizada de “Baroneza” (com “z”, devido à grafia da época), em homenagem à esposa do Barão de Mauá, Maria Joaquina de Sousa.
LEIA TAMBÉM:
Ferrovia renasce para as viagens e favorece logística
Prefeitura comemora o Dia do Ferroviário em Porto Velho
Santo Antônio Energia apoia Dia Nacional do Ferroviário
Mostra de ferreomodelismo homenageia o Dia do Ferroviário
II Encontro de Ferreomodelismo Serra Verde Express e Passatempo Hobbies e Modelismo
Seja o primeiro a comentar