A pista de entrada da Avenida Perimetral da Margem Direita do porto de Santos, no trecho conhecido como contorno de Outeirinhos, entre o Paquetá e a Praça da Santa, será aberto, em caráter experimental, hoje (7).
A incorporação do trecho contempla a utilização da segunda alça do viaduto em forma de “Y”, na confluência com a Rua João Pessoa, permitindo o tráfego de acesso ao Porto a partir do Paquetá até a Praça da Santa, através da pista de entrada que contorna os terminais açucareiros da região de Outeirinhos. Com essa configuração, o viaduto agiliza e separa o fluxo, eliminando conflitos rodo ferroviários, facilitando acesso a terminais, separando e direcionando o transito das cargas de maior demanda como açúcar, grãos e contêineres e segregando o tráfego urbano do portuário.
A Avenida Perimetral é um complexo viário totalmente remodelado para a reordenação viária. Possui uma estrutura capaz de suportar a tonelagem de carretas que chegam a até 70 toneladas, o que demandou, inclusive, a troca de solo ao longo da nova via para garantir um leito que não sofra impacto com esse tráfego. Ainda o redimensionamento das vias, com maior número de pistas, proporciona maior agilidade ao fluxo.
O traçado também privilegiou o incremento de linhas ferroviárias, aumentando, significativamente, a participação desse modal como meio de transporte de cargas no Porto.
São, no total, 6 quilômetros de vias, desde a Praça Barão do Rio Branco, no Centro, até o canal 4, no Macuco.
Seja o primeiro a comentar