Nenhuma empresa compareceu às sessões públicas promovidas pela Valec, na semana passada, para receber propostas para licitações, do tipo concorrência pública e menor preço, em dois trechos da Ferrovia Norte-Sul: EF Carajás-Anápolis e Araguaína-Guaraí.
Considerando que não houve nenhum candidato às concorrências, a Valec está avaliando com seu corpo jurídico se novas licitações serão abertas ou se poderão fazer contratações diretas (sem licitação).
Um dos editais era para o trecho EF Carajás-Anápolis, especificamente no subtrecho entre Porto Franco (MA) e Araguaína (TO). E o outro para o trecho entre Araguaína (TO) e Guaraí (TO) e acesso ao pátio de Guaraí (TO).
As licitações eram para obras e serviços de adequação (como instalação do canteiro, terraplenagem, drenagem, entre outros) nos trechos da Norte-Sul para atender os termos de entrega e recebimento antes que os trechos fossem entregues para operação pela Vale.
Desde 1996, a Vale opera o trecho da Norte-Sul entre Açailândia (MA), Porto Franco e Aguiarnópolis (TO). De Aguiarnópolis, na divisa entre o Maranhão e Tocantins, até Guaraí são mais 372 km que estão concluídos, mas a Vale ainda não está operando. No trecho de Guaraí a Anápolis (GO) todos os lotes estão em obras.
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