A Norfolk Southern, quarta maior operadora de carga dos EUA, juntamente com a Eletric Motive Diesel (EMD), realizará extensos testes com biodiesel em suas locomotivas.
“Nosso trabalho com a EMD, com toda a certeza, terá como resultado a alternativa de usar um combustível ecologicamente correto e produzido em solo norte-americano”, disse Blair Wimbush, vice-presidente e diretor de sustentabilidade empresarial da Norfolk Southern.
A empresa diz que será “um dos trabalhos mais extensivos feitos até hoje no uso de biodiesel em locomotivas”. O programa pode auxiliar positivamente no impacto ambiental e diminuir a dependência norte-americana no petróleo estrangeiro.
O biodiesel é um combustível renovável, geralmente extraído da soja ou, às vezes, de gordura animal. Seu uso diminui a emissão dos gases do efeito estufa e outros poluentes, quando comparado ao diesel comum. Wimbush afirma que a NS está “comprometida em explorar métodos para conduzir seus negócios utilizando combustíveis alternativos”.
Os testes incluirão oito locomotivas modelo SD70M-2, e mais dois switchers MP15, fabricados pela EMD e operados pela Norfolk Southern. A pretensão é misturar de 10 a 20% de biodiesel com outros 80 a 90% de diesel comum nas locomotivas, e operá-las em serviço comercial em um período de nove a 11 meses, avaliando suas emissões, consumo de combustível, funcionalidade, etc.
Seja o primeiro a comentar