A Standard Logística, operadora intermodal de produtos frigorificados, investirá R$ 13 milhões em um desvio ferroviário da linha da ALL para a unidade da companhia em Cubatão (SP) e projeta o uso de trens double-stack (com contêineres empilhados) no transporte de suas cargas entre o Terminal Intermodal da Standard de Alto Taquari (MT) ao de Cubatão.
O projeto já está em andamento com o investimento no desvio que proporcionará o transporte direto por ferrovia entre Mato Grosso e São Paulo. Segundo o presidente da Standard, José Luis Demeterco, a empresa está conversando com a ALL sobre a possibilidade de uso de contêineres empilhados. A ALL ainda não desenvolve operações com trens double-stack, mas está em fase final de estudo de viabilidade para o serviço.
Hoje, as cargas em contêineres vão de Alto Taquari até Campinas (SP) por ferrovia, onde são transferidos para caminhões e seguem viagem até Cubatão.
O uso da ferrovia é uma das grandes apostas da Standard no transporte de suas cargas.
A Standard pretende investir R$ 42 milhões em intermodalidade e está desenvolvendo parceria com a ALL nos terminais.
Na unidade de Cambé (PR), a Standard está investindo R$ 15 milhões na construção de uma unidade de armazenagem frigorificada, cujas cargas serão transportadas por ferrovia até os portos de Paranaguá (PR) e São Francisco do Sul (SC). A unidade deve ser inaugurada em maio deste ano.
“Se não fosse a ferrovia não estariamos colocando essa câmara frigorificada em Cambé”, descatou o presidente da Standard.
Já na unidade de Esteio (RS), a empresa investirá R$ 7 milhões na ampliação da estrutura, que tem ramal ferroviário ligando ao porto de Rio Grande (RS).
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