A ALL concluiu em fevereiro a primeira etapa da troca de perfil dos trilhos (de 45 para 60) na Serra do Mar que liga Curitiba ao Porto de Paranaguá, no trecho de 60 km entre Pinhais e Morretes. A troca dos trilhos começou ni ano passado.
Em breve serão trocados os perfis dos pátios entre Curitiba e o Porto de Paranaguá. Este ano, foram concluídas as trocas nos pátios Véu de Noiva e Engenheiro Lange.
As próximas etapas do projeto Curitiba- Serra de Paranaguá compreenderão a troca dos perfis no trecho entre Pinhais – Araucária (região metropolitana de Curitiba), que iniciará em dezembro e, nos próximos 2 anos, entre Paranaguá – Apucarana (norte do Paraná).
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Os trilhos para o trecho de serra foram fornecidos pela empresa chinesa Panzhihua Iron And Steel (Group) CO. Recentemente, a ALL adquiriu trilhos japoneses para a Ferronorte e para o projeto com a Rumo Logística.
No último ano, a concessionária trocou o perfil dos trilhos no corredor Apucarana – Ponta Grossa, principal entroncamento ferroviário do estado.
O coordenador de Via Permanente, Marcos Betineli, informou a Revista Ferroviária que o principal objetivo das trocas dos perfis é a melhoria na operação de cargas. “A troca do perfil 45 pelo 60, de maior capacidade e resistência, permite atender a demanda com maior agilidade e segurança e com menos interferências na via”.
A ALL também fará o redesenho operacional dos trens para reduzir em quatro horas a permanência nos pátios, aumentando a produtividade no giro das locomotivas e vagões e maior disponibilidade.
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