As coisas estão mudando no mercado ferroviário internacional. Cada vez mais empresas não habituadas a sair de seus mercados nacionais estão frequentando feiras e seminários internacionais, buscando novas oportunidades. Um motivo, no que diz respeito aos EUA, é o compromisso do presidente Barack Obama de emprestar US$ 8 bilhões em fundos federais para projetos de alta velocidade. Isto, e mais o portentoso programa de investimento da China, tem atraído novas empresas para a InnoTrans 2010, em busca de negócio e de parcerias com fornecedores de outros países. Este ano, são esperados em Berlim mais expositores norte americanos do que nunca. Atualmente, há 23 empresas norte americanas na feira, incluindo companhias do porte da GE Transportation, Progress Rail Services, Wabtec, Electro-Motive Diesel e Cisco Systems. A InnoTrans será entre 21 e 24 de setembro próximo.
O Brasil também estará presente, pela primeira vez, na feira de Berlim, com um pavilhão de 80 m2, oferecido pelo Departamento de Promoção Comercial do Itamaraty. Segundo o chefe da Divisão de Feiras e Turismo do Departamento, Fabio Sapha, este ano o Brasil estará participando com pavilhões nacionais em 100 feiras em todo o mundo, contra 68 no ano passado, refletindo o esforço do Itamaraty na promoção das exportações brasileiras.
Na InnoTrans estão com presença confirmada até o momento a Siemens, Conprem, Eagle, Manser, Metisa, Vibtec, Winco, WV Logistics e Metalúrgica Tuzzi. A ANTF também estará presente, representando as operadoras brasileiras. A Revista Ferroviária estará organizando a montagem do stand e promovendo ao mesmo tempo a Feira Negócios nos Trilhos, o correpondente nacional da feira alemã, que acontece entre de 9 e 11 novembro próximo, em São Paulo. A participação dos expositores brasileiros na InnoTrans está sendo coordenada pela Abifer.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Durante a InnoTrans será lançado o Worldwide Rail Market Study, publicado pela associação da indústria ferroviária da Europa — UNIFE — em colaboração com o Boston Consulting Group. O levantamento cobre os 50 maiores mercados ferroviários do mundo com projeções para o horizonte de 2020. É o maior estudo do gênero e uma referência para a comunidade ferroviária. Maiores informações podem ser obtidas no site www.unife.org.
Seja o primeiro a comentar