A ALL realizou na quarta-feira (15) uma campanha de segurança, em parceria com a Polícia de Trânsito, na passagem de nível da rua Osvaldo Cruz, próximo a rodoviária de Cubatão. . Cerca de 300 veículos foram abordados na ação. O objetivo da campanha é minimizar o risco de acidentes envolvendo veículos, pedestres e trens em cruzamentos dos principais municípios onde há circulação ferroviária.
A blitz educativa faz parte da campanha de segurança de PN, realizada anualmente pela ALL. O trabalho começa com a sinalização e manutenção dos cruzamentos é tem sequência com as blitzes para orientação de motoristas e pedestres sobre os cuidados necessários aos transpor a linha férrea. Nesse ano, a campanha será completada com uma terceira etapa, na qual colaboradores da ALL farão palestras em escolas localizadas próximas à linha férrea.
A ação foi realizada por cerca de dez colaboradores. Todos eles do programa de voluntariado da empresa Amigo da Comunidade. O grupo distribuiu, aos cerca de 300 motoristas abordados em Cubatão, materiais informativo sobre os riscos ao cruzar a linha férrea e obedecer a sinalização. Cartilhas com linguagem lúdica também foram distribuídas às crianças que passaram pelo local.
As campanhas de conscientização em passagens de nível são realizadas pela companhia há nove anos e já atingiram mais de um milhão de pessoas. Neste ano, serão mais de 50 cidades beneficiadas pela campanha por todo o Brasil. “Buscamos orientar e conscientizar a população, lembrando que não se deve caminhar ou fazer qualquer atividade sobre os trilhos e que a linha férrea é uma preferencial. Atravessá-la sem parar é uma imprudência, com risco de morte”, diz a coordenadora em gestão da ALL em Santos, Elizângela Silva.
Lei de Trânsito – De acordo com o Código Nacional de Trânsito, a linha férrea é sempre preferencial, e transpô-la sem parar é infração gravíssima, sujeita a perda de sete pontos na carteira. A multa para esta infração é de 175,84 UFIRs (R$ 186,39). Isso porque que o trem, ao contrário dos demais veículos, precisa de mais de 500 metros para parar totalmente, mesmo após o maquinista acionar os freios.
Seja o primeiro a comentar