Em palestra na manhã desta terça-feira no 2º Seminário de Transporte Ferroviário de Cargas, em Caxias do Sul, o gerente de relações Corporativas e Aduaneiras da América Latina Logística (ALL) no Estado, Miguel Angelo Jorge, falou da possibilidade de a empresa concessionária das ferrovias no Rio Grande do Sul ampliar os serviços para também atender a região da Serra.
O administrador discutiu a necessidade de as cidades da região fazerem um estudo de viabilidade do transporte de cargas férreo, destacando também que tipo de mercadorias poderiam ser transportadas de trem a partir de cidades como Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Carlos Barbosa até o porto de Rio Grande.
— Caxias tem uma importância indiscutível no cenário econômico e um volume expressivo de cargas, mas é preciso analisar toda a viabilidade e a rentabilidade de uma ferrovia para transportá-las de forma moderna. Onde tem cargas, a ALL vai estar — destacou Jorge.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A ferrovia existente e inoperante na Serra, construída no século passado, seria defasada para um serviço moderno e rentável do transporte de cargas pesadas, como é o desejado pela classe empresarial caxiense. O representante da ALL destacou também a importância de desenvolver em conjunto todos os modais de transporte para que as empresas se desenvolvam com um Custo Brasil menor.
LEIA MAIS:
ALL quer elevar transporte de itens industrializados
Seja o primeiro a comentar