A Alstom revelou seu mais recente desenho para um novo Trem de Alta Velocidade ontem (8) no Expo Ferroviaria, que ocorre em Turim, na Itália. O design, que ainda não foi batizado, combina elementos de produtos já existentes na empresa no setor de alta velocidade, como o AGV e o Pendolino.
A “plataforma” será oferecida inicialmente como uma resposta da fabricante francesa para a licitação de 50 trens que está sendo feita pela operadora italiana Trenitalia, cujo vencedor será anunciado no próximo mês. O novo trem da Alstom é altamente modular, do tipo single-deck, que realiza operações comerciais entre 220 km/h e 400 km/h.
A Trenitalia pretende colocar trens que corram a 360 km/h, para competir com a operadora privada rival NTV. Ao contrário do AGV, que possui tração articulada, o novo modelo da Alstom teria truques individuais em cada carro e motores assíncronos. Os trens para o mercado italiano seriam fabricados localmente, com acabamento na cidade de Savigliano, utilizando componentes de outras filias da Alstom no país.
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Um trem de oito carros teria capacidade para 600 passageiros, dependendo da configuração interna. A Alstom afirma que devido à demanda de seus clientes, o rumo que se está tomando é para os trens single-deck, que fornecerão capacidade similar aos TGV Duplex, que são double-deck.
A longo prazo, a Alstom pretende se focar nos mercados da China e Rússia com este novo TAV, que possui ar condicionado montado no teto dos carros, resultando em melhor desempenho em temperaturas extremas. Os outros modelos da empresa, como o AGV, o TGV Duplex e o Pendolino, ainda serão oferecidos nas licitações que a empresa concorrer.
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