A ferrovia é uma das alternativas mais eficientes para o transporte de cargas relacionando baixo custo com combustível e de manutenção da malha ferroviária, mas deve estar agregada a outros modais para que o gasto com logística seja reduzido de forma a tornar o país mais competitivo. Relacionar de forma inteligente o uso de caminhões com trens e navios é a forma estratégica mais pensada para solucionar o problema de transportes.
O diretor da Intelog/Newslog, Paulo Menzel, conselheiro do Grupo Temático de Logística da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), destacou durante o seminário na CIC de Caxias que a matriz modal brasileira é muito distorcida, sendo 86% pelo meio rodoviário.
– O sistema ferroviário brasileiro está muito longe do que minimamente precisamos e a multi e intermodalidade são praticamente inexistentes – provocou o empresário.
O diretor-executivo da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários, Rodrigo Vilaça, amplia a discussão ao apontar como uma das soluções para a região considerar a possibilidade de descer a carga daqui por caminhão até um terminal ferroviário no pé da Serra.
– Caxias deve identificar um pólo logístico ou terminal que pode despachar para outros centros. Uma alternativa é usar uns 100 quilômetros rodoviários para trocar de modal em um terminal ferroviário abaixo da Serra. Ou usar menos contêineres numa ferrovia com escalas durante a semana – sugeriu Vilaça.
Seja o primeiro a comentar