Após anunciar a existência de estudos para implantar teleféricos nas favelas da Rocinha e na Mangueira, o Secretário Estadual de Obras, Hudson Braga, que está na Europa acompanhando o vice-Governador Luiz Fernando Pezão, divulgou também um projeto que vai ligar a Praça Saens Peña, na Tijuca a Praça Afonso Viseu, no Alto da Boa Vista.
A ideia é criar um veículo leve sobre trilhos que durante o trajeto tenha paradas nas favelas do Salgueiro, Formiga e Borel, na zona norte da cidade. O projeto do trem da Tijuca prevê uma linha de seis quilômetros, que será implantada nas encostas das favelas.
Além do transporte para os moradores, os trilhos funcionariam ainda como um ecolimite, reduzindo a ocupação de encostas e os riscos de deslizamentos. O Secretário e o Vice-Governador estão na Europa visitando empresas de fabricantes de teleféricos e Veículos sobre Trilhos.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Quanto ao teleférico da Rocinha, a Empresa de Obras Públicas do Rio adiantou que ele terá 2 mil e 500 metros de extensão e ficará integrado à futura estação do Metrô da Linha 4, que vai ligar a Barra da Tijuca à Ipanema. Serão oito paradas e as obras já devem ter início no ano que vem, com previsão de inauguração em 2012.
Seja o primeiro a comentar