A Virgin, empresa inglesa com atuação diversificada, entre a área de música e o transporte de passageiros, integra um consórcio com Alstom, Vinci e OHL para concorrer ao projeto do Trem de Alta Velocidade da Flórida, nos Estados Unidos. A iniciativa marca a entrada da companhia no mercado ferroviário de alta velocidade. Hoje ela já opera trens de passageiros na Inglaterra.
“O transporte ferroviário de alta velocidade provou ser um grande impulsionador de desenvolvimento econômico, mobilidade urbana e um ambiente mais limpo em todo o mundo. A Virgin e nossas parceiras percebem a importância de combinar uma sólida experiência privada com financiamento do governo a fim de maximizar os benefícios de desenvolvimento econômico e garantir que cada dólar seja sabiamente investido”, declarou Richard Branson, fundador da Virgin.
A modelagem é projetar, construir, financiar, operar e manter o sistema incluirá financiamento privado. A previsão é a linha entrar em operação em 2015.
O consórcio também conta com os parceiros Archer Western, Aecom e PBS&J. Virgin, Vinci e OHL operarão todo o sistema de trens, construídos e mantidos pela Alstom. Alstom, Vinci, OHL e Archer Western irão liderar as fases de engenharia, design, fornecimento (com a Buy America) e construção do projeto, com o apoio das empresas de engenharia Aecom e PBS&J.
O governo da Flórida recebeu cerca de US$2 bilhões do governo federal para a obra, que faz parte do programa federal de Trens de Alta Velocidade do País.
Seja o primeiro a comentar