As cidades de Salto e Itu, interior de São Paulo, terão – a partir de 2011 – um novo atrativo turístico. Trata-se do Trem Republicano, que vai reativar as linhas férreas que ligam os dois municípios, bem como promover a reforma da Maria Fumaça e das estações para movimentar o turismo regional.
De acordo com Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Eventos de Itu, a proposta é que o trem percorra sete quilômetros aos finais de semana e feriados. Cada passeio poderá levar até 150 pessoas. Será utilizado uma locomotiva a vapor e carros de passageiro de madeira.
Durante a semana, devido ao alto custo do transporte, o trem só poderá funcionar em esquema de reservas para grupos como escolas, entidades e associações. As tarifas ainda não estão definidas, pois dependem do custo operacional da empresa concessionária que vencer a licitação para a operação da ferrovia.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
“O projeto vem suprir uma necessidade regional no setor e além de resgatar a história pode alavancar a economia com a geração de novos postos de trabalho e o aumento da renda. A ferrovia, juntamente com esses roteiros, irá movimentar a economia local e atrair novos investimentos na área hoteleira, gastronomia, entretenimento e transporte”, confirma Fabio Luiz Grizotto, idealizador do projeto.
A proposta do desenvolvimento do Trem Republicano surgiu a partir de um convite enviado à Prefeitura de Itu, para participação no Seminário Nacional de Revitalização Ferroviária, que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro em 2005.
Seja o primeiro a comentar