O governador Sérgio Cabral pediu que a concessionária Metrô Rio seja punida pelo descumprimento do contrato para a compra de novos trens. O acordo, assinado em dezembro de 2007, determinava que os vagões chegassem no último mês de agosto, sob multa de R$ 350 mil referente ao primeiro mês de atraso, e R$ 500 mil pelos meses seguintes.
Segundo a Metrô Rio, a negociação das 114 novas composições foi formalizada em junho de 2009 e os trens só chegam no final deste ano. Com os novos carros, a frota deve ser reforçada em 63%.
O senador Régis Fichtner, que participou de assinatura do contrato há três anos, disse que a concessionária afirmou que a entrega dos vagões seria em agosto de 2010.
“Se eles fizeram contrato com a empresa fornecedora para a entrega dos trens no fim de 2011, isso não é culpa nossa. Eles só fizeram a compra em 2009. Levaram dois anos para isso, desde a assinatura do contrato com o estado. Agora, o governador solicitou que a Agetransp multe a concessionária. É a agência que vai decidir o valor”, disse.
A Agetransp instaurou um processo regulatório que será julgado nas próximas sessões.
Seja o primeiro a comentar