Um levantamento realizado pela ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) em 2010, na qual foram entrevistadas 3.363 pessoas – 2.340 em residências e 1.023 nos trens e corredores de ônibus –, apontou que os usuários do transporte coletivo na Região Metropolitana de São Paulo têm uma percepção positiva sobre o serviço.
Na avaliação, o Metrô, a CPTM e a EMTU – empresas vinculadas à STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos) – melhoraram na análise feita pelos usuários. Das três, o Metrô de São Paulo continua com o melhor serviço em comparação com os micro-ônibus, ônibus e corredores municipais, ônibus intermunicipais, trens, além dos corredores São Mateus-Jabaquara e Expresso Tiradentes.
Ainda na opinião dos usuários do sistema de transporte público, em segundo lugar, a CPTM foi o meio de transporte que mais evoluiu no último ano.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Segundo a pesquisa “Imagem dos Transportes Públicos na Região Metropolitana de São Paulo”, para 75% dos entrevistados, o transporte coletivo melhorou. A razão, de acordo com os colaboradores para o estudo, foi: a melhor oferta de linhas de ônibus e da frota, economia de tempo, renovação da frota e conforto.
O levantamento ainda mostrou que a bicicleta está em destaque entre os meios de locomoção; 13% das pessoas entrevistadas acreditam que a construção de ciclovias vai ajudar a melhorar o trânsito e 6% dão preferência ao equipamento de duas rodas a ônibus metropolitanos e táxi.
O Metrô teve indicação de 84% como “excelente/bom” e 5% como “ruim/péssimo”. Já a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) elevou de 50% para 54% a avaliação positiva, enquanto o índice de insatisfação caiu de 26% para 18%.
A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) subiu em 4% a imagem positiva do serviço prestado em seus ônibus metropolitanos. A classificação para “excelente/bom” evoluiu de 55% para 59%, enquanto a de “ruim/péssimo” apresentou queda de 21% para 18%.
Seja o primeiro a comentar