AmstedMaxion lança vagão double-stack

A fabricante de vagões AmstedMaxion acaba de lançar no mercado brasileiro o protótipo de um vagão double-stack. O modelo, comum nos Estados Unidos, permite o transporte de dois contêineres empilhados, dobrando a capacidade de carga por veículo. O projeto levou seis meses para ser desenvolvido pela área de engenharia ferroviária da empresa. Segundo a empresa, o modelo garante a estabilidade ao longo do percurso e tem uma estrutura capaz de suportar as variadas condições de via e carregamento, sem gerar dificuldades operacionais para os terminais de carga e descarga.


O double-stack da AmstedMaxion pode transportar até quatro contêineres de 20 pés (com 6,1 m de comprimento cada) ou 2 contêineres de 40 pés (com 12,2 m de comprimento) por vagão, empilhados dois a dois. Projetado com treliças, ele distribui as forças e tensões dos contêineres, garantindo o equilíbrio estrutural. Os truques utilizados são do tipo swing motion, para 32,5 toneladas por eixo. O sistema de choque e tração conta com o aparelho twin pack, que anula as folgas entre os vagões, reduzindo ao máximo os efeitos dos impactos gerados durante a operação do trem. Os freios foram desenvolvidos com aplicação automática de pressão, variando a força quando o vagão está cheio ou vazio.


O primeiro vagão double-stack da AmstedMaxion, quando carregado com dois contêineres empilhados, tem altura de seis metrôs em relação ao nível dos trilhos, e foi desenvolvido para atender a bitola larga, de 1,6 m – mas pode, segundo a empresa,  ser construído para encaixe na bitola métrica. O protótipo será testado pela primeira vez pela MRS Logística, que tem uma meta ousada de abocanhar 45% do movimento anual de contêineres do porto de Santos – atualmente apenas 3% das mercadorias que chegam ao porto seguem pela ferrovia. Para isso, a MRS fechou, no final do ano passado, um acordo com a operadora multimodal de contêineres Contrail. “Com esse acordo, a MRS vai necessitar desse tipo de vagão. Por isso, achamos que seria um bom piloto”, analisa Chuahy. De qualquer forma, o presidente afirma que o vagão também poderá ser testado por outras operadoras interessadas no protótipo.

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