A partir de abril, o Expresso Leste circulará em mais horários na região. A oferta praticamente vai dobrar, chegando a 24 viagens diárias. O anúncio foi feito pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), que também prometeu estudos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) para a extensão do trem de subúrbio até César de Souza.
“A CPTM vai estudar e isso depende de um entendimento com a concessionária MRS. Esse trecho tem concessão, mas vai ser estudado. O que nós vamos acelerar, porém, é a questão do Expresso Leste. Em abril vamos passar para 24 viagens por dia e vamos ampliando para levar o trem de qualidade, padrão metrô de superfície até Estudantes, num volume crescente”, garantiu Alckmin.
Segundo o governador, até o final do ano, 92 novos trens serão incorporados à frota, possibilitando que mais viagens até Mogi sejam feitas. Hoje, são 14 viagens durante a semana (7 idas e 7 voltas) e 18 aos sábados. “Vamos chegar a 24”, disse.
Questionado sobre quando Mogi das Cruzes terá o Expresso Leste em todos os horários, o governador respondeu: “Vamos chegando lá. Esses novos trens, de qualidade, é que vão possibilitar cobrir mais horários”.
O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM) se disse surpreso com o anúncio do governador, já que o pedido para aumentar o número de viagens do Expresso Leste foi feito há poucos dias ao secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes. “Não esperava uma resposta tão rápida. Agora é uma questão de ir se preparando para ter o Expresso em todos os horários”, comentou. Uma das demandas para isso é a construção dos viadutos, em fase de licitação no Governo Federal.
Rodoanel
Em primeira mão, o governador anunciou que o contrato com a empresa responsável pela construção do trecho leste do Rodoanel, que vai cortar a Região do Alto Tietê, será assinado no próximo dia 10, às 10 horas. “Vamos chegar à Ayrton Senna, Carvalho Pinto e Dutra e, por consequência, Fernão Dias, ligando o aeroporto de Cumbica ao porto de Santos. A concessionária paga, antecipadamente, R$ 370 milhões para o Governo, que fará toda a obra e dará um desconto no pedágio de 63%. Extremamente bem sucedida essa concessão”, analisou. “Assinou, está valendo o prazo para entrega da obra”.
AME
O governador disse, ainda, que o Estado vai equipar o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Mogi das Cruzes e colocar a unidade para funcionar, se possível, dentro de quatro meses. “Até julho isso deverá estar resolvido”.
Seja o primeiro a comentar